
O que você não sabia sobre logística de Transporte?
24/08/2022
10 itens essenciais para avaliar antes de contratar uma transportadora
07/09/2022A grande maioria das industrias brasileiras optaram pela terceirização em vários setores. A legislação não permite a terceirização da atividade fim da empresa, ou seja, não é permitido a terceirização da cadeia produtiva, a sub-contratação desta, gera, necessariamente, vínculo empregatício.
Para obter uma parceria de sucesso, o mais importante é fazer uma seleção criteriosa da transportadora, assim como a contratação de bons colaboradores faz toda a diferença para o sucesso da empresa, a terceirização necessita de excelentes parceiros. Na série “Como contratar uma transportadora” listamos alguns requisitos imprescindíveis a serem analisados durante a seleção de uma empresa de transportes.
Listamos 5 vantagens na hora de terceirizar o transporte da sua empresa:
1) Redução de custos com a mão de obra motorista
Aqui cabe uma reflexão sobre os custos diretos e indiretos que é a contratação de mão de obra especializada numa atividade que não é o objetivo da indústria, o motorista de caminhão.
Além das despesas de seleção e contratação do profissional, temos o salário, benefícios, férias (neste período, custo da substituição do profissional ou a contratação de um terceiro), passivo trabalhista, horas extras e o investimento em manter o veículo e o profissional dentro da legislação e todas as atualizações que acontecem frequentemente.
2) Capacitação da mão de obra
Por melhor que seja a contratação do motorista, a capacitação continuada é extremamente importante para que este profissional que é o cartão de visitas da empresa, que diariamente visita os seus clientes, entregando os seus produtos necessita.
Não existe uma escola, ou um curso profissionalizante para formar um motorista de caminhão e para que este profissional se desenvolva é necessário que o contratante forneça treinamento e capacitação continuada.
3) Manutenção da frota
Desde a programação das paradas para lavagem do equipamento, higienização adequada, controle dos abastecimentos, manutenção da parte mecânica, elétrica, leitura do disco de tacógrafo, controle da jornada de trabalho, roteirização do veículo e controle das entregas demanda o trabalho de uma terceira pessoa para que a gestão do transporte seja eficiente e otimizada.
Nem sempre o custo destes serviços é contabilizado na hora de calcular o custo da frota própria.
Não podemos deixar de lembrar que cuidar da documentação, gestão de multa, seguro da frota, seguro de vida e seguro da carga, gerenciando todo o risco não é uma tarefa fácil.
4) Produtividade da equipe
É sabido que quando o transporte passa a ser terceirizado, a produtividade, das coletas e entregas aumentam. Isso acontece, porque na transportadora, existe a equipe operacional que é responsável pela roteirização e produtividade dos veículos durante as entregas. Para a transportadora, efetuar todas as entregas dentro do horário de trabalho do motorista é a meta.
Essa é a forma como as transportadoras conseguem obter resultados financeiros com os seus veículos e a sua equipe, aumentando a produtividade e para que isso aconteça é necessária uma equipe de apoio para ajudar o motorista, desenhando as melhores rotas, abrindo horário nas entregas em caso de atrasos, gerindo o tempo de cada entrega e cuidando principalmente da legislação, oferecendo apoio e ajudando o motorista a cumprir a sua jornada com os horários de descansos.
BONUS) Investimento em frota
O capital investido em equipamento, poderia ser utilizado em outras áreas da empresa, desde inovação, quanto equipamentos para a área fabril ou até mesmo na área comercial da empresa, para aumentar as vendas, que é o que realmente interessa para as empresas. Entre tantos outros meios para direcionar este recurso, investir em frota, TI e estrutura para administrar a frota são dispêndios financeiros que muitas vezes não são feitos e isso pode comprometer a qualidade dos serviços prestados e quando feitos, custam caro.
Esperamos que este artigo ajude na hora de analisar as vantagens e desvantagens de manter uma frota própria. Afinal de contas, terceirizar os serviços de transportes que não fazem parte de seu objetivo comercial, industrial, com uma transportadora idônea e realmente especializada nos serviços que propõe a realizar é um grande diferencial para a sua empresa.
A TRANS REID possui uma vasta experiência em terceirização de frota, experiência acumulada em mais de 30 anos de operações logísticas nos mais diversos segmentos.
PARA MAIS INFORMAÇÕES
Entre em contato diretamente: Página de Contato
Redes Sociais Trans Reid: LinkedIn, Facebook, Instagram
E-mail Comercial: comercial@transreid.com.br