É fato que a pandemia deve transformar o cenário das empresas em todo o mundo, com isso, a logística de transporte também precisará se atualizar.
As empresas desse segmento precisam estar sempre aproveitando todas as oportunidades de crescimento disponíveis no mercado de transporte de cargas e logística.
Acompanhar e conhecer as constantes mudanças e tendências desta área em grande evolução, é fundamental para o sucesso de qualquer negócio.
Pensando nisso, separamos em nosso blog, algumas tendências da logística de transporte que vão ajudar a preparar a sua empresa para se destacar e ser referência do seu segmento:
Com a chegada das novas tecnologias a Logística 4.0 deve se consolidar. A tendência é que o setor de transporte seja muito afetado por essa revolução, afinal, os processos serão otimizados e melhorados para que se adequem ao perfil do cliente.
A chamada Logística 4.0 apresenta uma cadeia com mais previsibilidade nas demandas, análises preventivas de manutenção de frota e custos reduzidos ao longo dos processos.
Apesar do Brasil estar distante da infraestrutura sustentável, o interesse das empresas por ações sustentáveis é cada vez maior.
Assim como a Trans Reid, diversas transportadoras perceberam que ações sustentáveis trazem benefícios também internos, e não somente ao meio ambiente e à sociedade. Por exemplo, uma boa gestão de roteirização inteligente já é suficiente para otimizar entregas, aproveitar melhor o transporte e reduzir o consumo. O compartilhamento de fretes também é uma das tendências que acabam impactando na emissão de carbono.
A logística reversa caracteriza-se pela inovação dos modelos de negócio, de forma a satisfazer um público cada vez maior, mais acessível e mais exigente.
Especialmente no momento de ampliação do ecommerce, a logística reversa de pós-venda ou pós-compra se torna mais comum, por isso, essa é uma tendência cada vez maior.
A tendência da economia colaborativa, está cada vez mais presente. Entre as formas de aplicação há a opção de terceirizar os processos de envio para empresas especializadas, alugar frotas autônomas ou utilizar armazéns de terceiros, tendo como consequências a simplificação dos processos, melhorias na experiência do cliente e a redução dos custos.
A quantidade de dados que uma empresa de logística possui é imensa. Por isso, é importante fazer uso inteligente da cadeia de suprimentos de dados, conectando e integrando essas informações a partir de uma plataforma capacitada, de forma a possibilitar análises preditivas eficientes. Isso ajuda a entender melhor o comportamento do cliente, conhecer o mercado e diminuir o tempo de entrega.
Para conhecer mais novidades sobre o mercado de logística, acesse nosso blog ou entre em contato com nosso time comercial: comercial@transreid.com.br