Transportar cargas, especialmente as mais sensíveis é algo que deve ser realizado com muito cuidado e máximo respeito à legislação vigente.
Pensando nisso, separamos em nosso blog de hoje algumas dicas necessárias para realizar um transporte eficiente da sua carga.
Cada item precisa ser isolado separadamente, por isso, tenha cuidado ao embrulhar várias mercadorias juntas em um só pacote – o atrito durante a viagem pode danificar todas.
Separe pelo tipo de material do produto e embale com elementos que protejam da melhor forma, como isopor ou mesmo o plástico bolha.
Se a carga for grande, certifique-se de colocar itens almofadados ao seu redor. O imprescindível é diminuir o impacto entre as peças, eliminando o atrito e a chance de danos.
Sabe os caixotes de frutas encontrados em feiras? Podem ser extremamente úteis na hora do transporte de cargas.
Isso porque, por ser feitos de madeira, têm mais resistência do que o isopor ou até mesmo o papelão, como material isolante.
O importante, dependendo dos produtos, é pensar em estruturas que sejam firmes para garantir a durabilidade e a vida da sua peça até o destino.
Na hora de empacotar todo o material para carregar o caminhão, separe os que são mais frágeis e sinalize com alguma fita, ou mesmo escreva, no exterior da caixa o que tem ali dentro e o quão frágil a mercadoria é.
Deixe separadas as caixas de conteúdo mais sensível das que não são tão frágeis assim.
Ao sinalizar as caixas, toda pessoa que for manuseá-las, irá tomar cuidado máximo por já saber o que tem dentro.
Além disso, você garante que o próprio cliente que receberá o material também tenha cuidado no manuseio.
Na hora de colocar a mercadoria, já empacotada devidamente, dentro do caminhão, comece colocando as mais pesadas embaixo.
Vá encaixando, de maneira segura, para que evite acidentes por conta de uma freada brusca, por exemplo.
As caixas que são mais pesadas devem vir primeiro e, as que são de conteúdo mais leves e frágeis, virão por cima dessas, formando uma camada sobre as demais.
Isso evita que o peso dos materiais maiores danifique os produtos mais sensíveis.
A ideia é sempre ter em mente que imprevistos podem ocorrer ao longo da viagem: curvas, freadas, aumento ou diminuição de velocidade etc.
Assim, você garante que toda a carga será devidamente presa ao conjunto e não se soltará, balançando pelo caminhão no meio do trajeto.
Toda a carga precisa ficar bem firme para que evite danos por choques, trepidação e outros. Cuidado: se as mercadorias forem sendo despejadas ao longo da viagem, a cada carregamento, é preciso tomar todo o cuidado prévio novamente.
Gostou de conhecer mais sobre o universo dos caminhões e proteção a cargas? Então, continue em nosso blog para mais informações!
Lembre-se que construir um relacionamento nesse modelo de entrega é fundamental para o resultado da sua operação, por isso, avalie as características com cuidado e opte por uma transportadora adequada para as necessidades do seu negócio.
Dessa forma, você terá certeza de que contará com um serviço de qualidade, que realmente agrega valor as suas operações.
Entre em contato diretamente: Página de Contato
Redes Sociais Trans Reid: LinkedIn, Facebook, Instagram
E-mail Comercial: comercial@transreid.com.br