Conhecer o equipamento que melhor se adapta ao tipo de produto a ser transportado, condições e distâncias a serem percorridas traz inúmeras vantagens econômicas de tempo e dinheiro.
Saber qual é o melhor caminhão a ser utilizado para cada operação minimiza os danos do veículo, das estradas e consome uma fração menor do tempo da operação beneficiando o motorista e as coletas e entregas.
A importância de trabalhar com equipamento adequado está na conscientização e conhecimento do produto e da roteirização das coletas e entregas a serem feitas. O equipamento que é indicado para uma carga de 3 toneladas não é o mesmo para transportar 10 toneladas, parece obvio essa afirmação, mas o uso inadequado reflete nas estradas danificadas e na manutenção precoce dos veículos. Afinal, o asfalto é mais danificado sem um limite para as cargas. Caminhões que trafegam com cargas acima do peso permitido concentram mais pressão sobre os pneus que desgastam mais as estradas.
A ideia é categorizar de forma simples sobre as principais categorias, capacidades e indicações segundo os órgãos reguladores de trânsito, para que possam ter uma noção do melhor equipamento para atender as necessidades de transportes da sua empresa.
Na categoria de veículos leves, temos três tipos de caminhões. Caminhão VUC – veículo urbano de carga, como o próprio nome diz, veículo indicado para as áreas urbanas com metragem máxima de 6,3m de comprimento e com capacidade de transporte para três toneladas. Ideal para distribuição e entregas rápidas.
A segunda opção é o caminhão TOCO, ainda com apenas um eixo, medindo até 14 metros de comprimento tem capacidade de transporte para seis toneladas. E por último o caminhão TRUCK com eixo duplo, medindo 14 metros com capacidade de transporte de 12 a 14 toneladas. Esses três tipos de caminhões são considerados leves por serem menores, mais ágeis e práticos para distribuição.
Para embarques de cargas pesadas existem atualmente seis tipos de caminhões. As características listadas abaixo são dos caminhões considerados carretas. Elas se diferenciam porque uma parte da estrutura é chamado de cavalo, onde tem a força de motriz, rodas de tração e a cabine do motorista. A outra parte que recebe a carga chamamos de cavalo, onde a carga é condicionada.
O cavalo mecânico é chamado de toco ou truck, o que diferencia e a capacidade motriz com capacidade de rebocar cargas de 24 a 54 toneladas, com dois ou três eixos. Aja visto que é necessário mais de um equipamento acoplado no cavalo para compor cargas tão pesadas, chegando a composição de até nove eixos em Bitrem ou treminhão.
Para saber mais sobre os tipos de equipamentos para transporte leia no nosso Blog na matéria Tipos de equipamentos de transportes.