Ao longo da história, desde o início da era Industrial, as empresas estão sempre experimentando processos de adaptação, readaptação, buscando diariamente a inovação como forma de adequar-se as mudanças que o mundo corporativo exige. A área de logística das empresas não é simplesmente o ato de transportar de um lado para o outro os produtos acabados, mas desde a captura da matéria-prima, seu processo de transformação, envolvendo todas as dimensões da empresa e sistemas, até chegar ao consumidor final. Esse processo vem passando por inúmeros processos de transformação e quanto melhor é a implementação desses processos mais rapidamente a Industria usufrui dos benefícios que essa área traz para os resultados da empresa.
Nos últimos tempos, provou-se a força da logística para as empresas. A necessidade de um bom planejamento em relação a facilidade da mobilidade dos estoques dos produtos acabados. A flexibilidade de trabalhar com uma transportadora e por não precisar em tempos incertos gerir uma frota própria.
A cadeia de abastecimento aumenta de forma exponencial a vantagem competitiva em relação as outras organizações, possibilitando ou impulsionando o crescimento, a satisfação do cliente em estar sendo melhor atendido pela empresa. Nas modernas organizações, a Logística exerce a função de responder por toda a movimentação de materiais.
O planejamento da cadeia de abastecimento deve ser muito inteligente e bem desenhada pois uma falha no processo pode comprometer os resultados da empresa. Um fator que não pode ser ignorado é o transporte, pois quando bem utilizado é um diferencial de mercado se sobressaindo sobre a concorrência. O planejamento da movimentação do produto acabado na cadeia de abastecimento tem um peso determinante nas negociações comerciais das empresas.
Mas para que a empresa tenha sucesso em sua logística, ela não depende apenas de sua organização, e sim de um ótimo relacionamento com seus fornecedores. Uma criteriosa seleção da transportadora é um fator determinante para que os dois lados saiam com ganhos representativos, pois fornecedores e clientes devem falar a mesma língua. A transportadora deve atender os acordos comerciais da Industria com os seus clientes para que haja uma prestação de serviços eficaz, seguro e de excelência.
Hoje, mais do que nunca, a nova logística exige que as empresas façam com excelência:
• Gestão de estoques de qualidade
• Armazenagem segura e eficiente
• Gestão de compras de matéria prima adequada
• Transportes de cargas dentro dos prazos acordados
• Controle da quantidade e qualidade de produtos acabados
A tecnologia como aliado nos processos da área da logística, assim como em outras áreas, a tecnologia tem papel determinante para o sucesso das organizações. Além da gestão mais eficiente, a logística é um dos segmentos que aliado a tecnologia fomenta rastreabilidade, roteirização eficiente e segurança para a carga. A criação de dados que facilitam a análise dos resultados permite fazer com que a empresa tenha mais controle e aumente a eficiência do tempo de resposta, com planejamento é possível evitar perdas desnecessárias, deste o precioso tempo desde o embarque até o destino final, quanto o desperdício dos dispêndios financeiros que são representativos para o valor final da venda do produto.
A TRANS REID é uma empresa de logística certificada pela ISO9001-2015, SASSMAQ e ANVISA, que trabalha com foco nos melhores resultados para os clientes. Venha nos conhecer.