Sendo o Brasil um país de dimensões continentais e com grandes necessidades de desenvolvimento, a otimização de rotas ainda é um desafio para muitas empresas que desejam construir uma logística eficiente.
É importante desenvolver um planejamento de rotas que promova estratégias, visando a redução de gastos logísticos e a satisfação dos clientes. Pensando nisso, separamos 4 dicas especiais para otimizar seu processo, confira:
1. Tecnologia para Monitoramento de cargas
Com o atual desenvolvimento tecnológico é possível realizar o monitoramento de cargas, permitindo a análise dos trajetos e identificação de eventuais problemas.
Com o resultado em tempo real, sua rota fica mais protegida, já que possibilita a alteração de rotas, caso seja necessário.
Investir em monitoramento de cargas é importante não apenas para a otimização de rotas, mas também para a qualificação dos motoristas e para a melhoria das condições de trabalho nas estradas.
2. Qualificação da Equipe
Construir uma equipe qualificada é fundamental para otimizar sua rota logística, garantir o padrão na execução operacional e será fundamental para tornar seus processos mais assertivos
O treinamento de funcionários promove a valorização dos colaboradores e possui enorme importância estratégica, não apenas para a eficiência das suas rotas, como para a logística como um todo.
3. Diferenciar sua entrega
Delimitar o perfil das entregas de acordo com o tipo de carga é a principal maneira de otimizar suas rotas.
É importante possibilitar, ainda, diferentes calendários de entrega para um mesmo cliente, criando uma rotina de transporte flexível e equilibrada, de acordo com as demandas apresentadas.
A diversificação de perfis exige flexibilidade para acompanhar possíveis mudanças, que podem ser verificadas sistematicamente por meio dos processos de monitoramento de cargas e de avaliação de resultados.
4. Integração de processos
A gestão integrada em logística é importante não apenas para a otimização de rotas, mas também para o sucesso de todos os demais processos relacionados ao transporte de cargas.
A equipe deve estar preparada para fazer o fluxo de informações circular, bem como para realizar todas as tarefas, desde a listagem de viagens e carregamentos até a chegada da carga ao destino, de acordo com os padrões determinados no planejamento estratégico.
Concluindo
Lembre-se que é fundamental promover o relacionamento estratégico com os clientes, identificando rapidamente os feedbacks em relação ao transporte e entrega, isso possibilitará que você identifique os pontos de melhorias.
Caso precise de um parceiro que lhe apoie na construção das suas rotas, entre em contato com a TRANS REID.