Uma cotação de frete envolve diversos fatores.
Como o seu objetivo está em fornecer um preço justo, cobrir despesas e ainda assim gerar lucro nas operações, é considerado por muitos como um procedimento complexo e extremamente demorado.
Por isso, no artigo de hoje você vai entender melhor todo esse processo, disponibilizamos um conteúdo que explica, de forma breve, todas as características do frete e como é realizado o cálculo por uma transportadora.
NORMAL OU DIRETO: O frete normal é considerado o mais comum quando o assunto é a contratação de uma transportadora. Nele é realizada a coleta da carga no endereço do remetente, e então encaminhada até o destinatário.
Por ser uma operação direta, não requer que nenhuma outra empresa esteja envolvida no processo.
Aqui, os impostos são aplicados de acordo com a legislação do estado ou o regime de recolhimento da própria companhia.
SUBCONTRATAÇÃO: Na subcontratação, a empresa de transportes contratada não utiliza meios próprios para realizar o frete, e sim aciona outra companhia para fazer o serviço.
Essa parceria ajuda a oferecer prazos menores de entrega, além de garantir um serviço com maior maior agilidade.
REDESPACHO: O redespacho é semelhante a subcontratação, mas possui características particulares quando comparado à anterior.
A prestadora de serviços por exemplo, encaminha a carga embarcada até um determinado ponto e então solicita um parceiro de transporte para realizar a entrega do local até o destino.
Frete CIF: Nessa modalidade o seguro da mercadoria, o gerenciamento de risco e o pagamento do valor do frete ficam sob a responsabilidade do remetente. O valor é pago na origem e o custo do seguro e do transporte já estão inclusos no preço final dos produtos.
É utilizada, na maioria das vezes, em operações onde as empresas vendem diretamente para o consumidor final.
Frete FOB: Nesse tipo de frete, o cliente se responsabiliza pelo pagamento dos custos de transporte, seguro das mercadorias e também gerenciamento de riscos. Isso porque, ainda que o proprietário da mercadoria acione a transportadora, será o destinatário quem vai cuidar da operação e do pagamento.
Essa modalidade é utilizada em transações onde a empresa distribui para outros empresários.
Carga fechada: São aquelas que ocupam praticamente todo espaço do caminhão. O veículo parte do remetente e segue direto para o destinatário, sendo aquele o único local de entrega. Aqui a cotação do frete vai ser feita com base no tamanho do veículo, a distância percorrida e também as características da carga.
Carga fracionada: São aquelas onde vários pedidos pequenos são colocados no caminhão. As mercadorias são coletadas e destinadas a diversos pontos de entrega. Nesse caso a cobrança do frete pode ser maior pois vai envolver distância, o espaço ocupado, peso dos produtos, entre outros aspectos.
Frete por valor: É calculado com base no valor apresentado junto da nota fiscal. No caso de itens mais caros, alguns cuidados podem ser tomados para aumentar a segurança. o serviço de escolta por exemplo, é um fator que acaba influenciando e encarecendo o frete.
Frete por peso: É definido pela relação entre o peso cubado dos itens e o peso bruto, usando do maior valor entre eles para se chegar ao preço. Se o tamanho ocupado pela mercadoria for superior ao seu peso físico, será esse o número levado em consideração.
Transportar cargas perigosas, como produtos químicos, exige cuidados especiais, que podem influenciar o cálculo de cotação.
Cargas Perigosas: Em caso de materiais químicos, cargas perecíveis ou produtos perigosos é imprescindível que a transportadora realize os serviços de transporte o mais rápido possível, com embalagens reforçadas e veículos bem adaptados.
Taxas Próprias: A cotação do frete também envolve algumas taxas que podem ser cobradas pela transportadora, como:
Distância Percorrida: Quanto maior for o trajeto, maior será o custo do transporte. Então, boa parte desse cálculo irá ser baseada nos gastos com combustível no percurso.
Gerenciamento de Risco: O gerenciamento de risco é responsável em analisar ocorrências que podem acabar alterando o curso das atividades. Por isso, para diminuir seus impactos, a transportadora realiza a contratação de seguros e também a criação de medidas necessárias para proteger a mercadoria.
Por envolver muitos aspectos, o cálculo do frete é altamente complexo.
Por isso, realizar a cotação de forma manual é um processo que pode exigir tempo e muito conhecimento.
Para impedir que resultados equivocados sejam computados e que o cliente acabe prejudicado, muitas transportadoras utilizam da tabela de frete como recurso.
Porém, no caso da TRANS REID, a empresa disponibiliza de um sistema capaz de formular cálculos precisos, com tabelas especiais para seus clientes.
Assim, isso não só ajuda na formulação de um preço justo — para cliente e marca —, como para executar os serviços com maior eficiência.
Então, na hora de escolher a melhor empresa do mercado não deixe de avaliar fatores como o atendimento, a credibilidade da marca, a infraestrutura da companhia para responder os trabalhos, a garantia das certificações, a segurança dos seus produtos e se a transportadora pretendida possui a agilidade que o seu negócio precisa.
Entre em contato diretamente: Página de Contato
Redes Sociais Trans Reid: LinkedIn, Facebook, Instagram
E-mail Comercial: comercial@transreid.com.br