Terceirizar o transporte de cargas é uma das escolhas mais bem-sucedidas dentre os serviços necessários na cadeia produtiva da Industria. Essa prática iniciou-se a mais de 40 anos e permite que esta operação, sendo gerida por uma empresa séria e especializada, reduza o custo de mão de obra, dos altos investimentos em equipamentos e numa atividade que não é fim e muito menos, que gera recursos financeiros. Dedicar-se a sua atividade principal já é um grande desafio para a indústria que vem através da globalização, necessitando cada dia mais inovar, reduzir custos e praticamente reinventar-se. O principal ganho com a terceirização e eliminar o custo em recrutamento, capacitação, aquisição e manutenção de equipamentos, sistemas específicos para gestão da logística e o maior desafio de todos, administrar todas atividades relacionadas as coletas-entregas dos produtos.
Entretanto, escolher um operador logístico é o grande divisor de águas para obter sucesso na terceirização, para que o serviço prestado de transportes seja de qualidade. Para isso, é importante avaliar o tempo de operação no mercado, o que os Clientes deste operador dizem sobre os seus serviços, se têm experiência suficiente para executar o serviço.
A terceirização dos serviços de transportes nos faz contabilizar inúmeros benefícios e ganhos para a Industria. Um dos principais benefícios é contratar por um custo muito mais acessível que o primarizado, equipe, equipamentos, licenças e seguro. Ganhos secundários vão da flexibilidade de em fases de redução ou recuo da economia, reduzir a contratação sem gerar ônus financeiros.
Através da terceirização, o controle dos processos é feito conforme a necessidade e visão de cada empresa. As transportadoras trabalham com as atividades padronizadas e conseguem fornecer relatórios, status de cada coleta/entrega agilizando a conferência dos valores dos serviços prestados. Tudo isso é possível, porque os preços praticados pelas transportadoras são cadastrados no sistema e controlados de forma automática. Tornando fácil e rápido o controle dos serviços, tornando o resultado mais preciso, ágil e confiável, de forma a garantir mais controle financeiro.
A redução de custos operacionais é sensivelmente notada pela indústria, aparecendo em diversos contextos, como na redução de tempo de entrega, no aumento da produtividade, na melhoria da comunicação e no acompanhamento das rotinas, entre outros. Isso porque todos esses aspectos levam a tomadas de decisão mais acertadas.
Se este artigo não te convenceu ainda de que a terceirização de transportes é o melhor caminho, contate a nossa equipe comercial e avalie conosco sobre a sua atividade quais são as vantagens e desvantagens da terceirização.