A segurança da carga ocorre desde a armazenagem até a entrega final, no entanto, o processo de transporte é momento que exige maior cuidado com a segurança da sua carga.
A implementação de práticas que aumentem a segurança envolve toda a cadeia logística, das atividades de armazenagem até a expedição e o transporte.
Uma boa forma de começar o planejamento é analisando toda a trajetória dos produtos e identificando possíveis gargalos como danos causados durante o transporte pela movimentação da mercadoria dentro do compartimento de carga, avarias e deterioração resultantes de armazenamento incorreto.
Além disso, há também os riscos que envolvem a falta de treinamento e de equipamentos de segurança para os funcionários, o que pode resultar em acidentes de trabalho gravíssimos.
Durante o transporte, ainda existe o risco de acidentes causados pelo excesso de peso do caminhão ou pela falta de descanso/treinamento adequado do motorista.
Separamos algumas dicas que você pode implementar para aumentar a eficiência da segurança no transporte das suas mercadorias, continue a leitura e confira:
A manutenção do caminhão é muito importante para evitar problemas mecânicos e prevenir acidentes. 27% dos acidentes rodoviários e urbanos no Brasil podem ser evitados se o motorista fizer a manutenção preventiva corretamente.
A revisão das peças deve ser realizada periodicamente, de acordo com o modelo do veículo, a carga transportada e a logística escolhida.
Antes de pegar estrada, o caminhoneiro deve acompanhar o embarque dos produtos e se certificar de que eles estão dispostos corretamente.
A carga deve ser bem distribuída na carroceria, de modo a alcançar um ponto de equilíbrio. Desse modo, ela não vai sobrecarregar nenhum lado do caminhão e nem ocasionar tombamentos.
Também verifique se o ponto de ancoragem do veículo tem capacidade igual ou maior que o da amarração.
O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) é altamente recomendado para os caminhoneiros. Os mais utilizados são óculos de segurança, protetores auriculares, máscaras respiratórias e botinas.
Esses equipamentos devem ser verificados antes de pegar estrada e depois guardados limpos e em lugar apropriado.
Não apenas as mercadorias representam um enorme valor investido pela empresa, como também cada veículo que possibilita toda a atividade logística.
Pensando nisso, um sistema de monitoramento de frota oferece maior segurança para o motorista, pois elabora a melhor roteirização a ser seguida e permite o seu contato com a empresa a qualquer momento, além de auxiliar na recuperação de carga e veículo em caso de roubo.
O treinamento adequado dos funcionários que realizam o armazenamento e toda a movimentação dos produtos evita acidentes de trabalho e a perda de mercadorias em todo o processo logístico.
Além disso, é indispensável garantir o cumprimento da Lei do Motorista, que regulamenta a rotina de trabalho e descanso desses trabalhadores.
O monitoramento da frota é uma medida preventiva enquanto a apólice de seguro é uma medida corretiva. Ela tem como objetivo o ressarcimento de valores à transportadora em caso de acidentes ou roubos, de acordo com a apólice escolhida.
Entre em contato diretamente: Página de Contato
Redes Sociais Trans Reid: LinkedIn, Facebook, Instagram
E-mail Comercial: comercial@transreid.com.br