A terceirização dos seus processos relacionados a logística de Transporte é uma excelente maneira de reduzir custos e aumentar a eficiência dos seus resultados, no entanto, para garantir boas condições nos serviços, é essencial realizar a avaliação dos fornecedores logísticos de forma constante.
A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO
É a partir da análise e avaliação dos fornecedores logísticos que as empresas conseguem medir o desempenho de uma transportadora.
Esse tipo de fornecedor é uma extensão da empresa que o contratou, uma vez o transportador tem contato com o cliente do embarcador através do serviço de entrega.
Por isso, fazer o processo de avaliação é importante não só para medir o desempenho operacional, mas também garantir a imagem da empresa embarcadora.
INDICADORES
Através dos indicadores, sua empresa consegue entender, com números reais, a qualidade e eficiência do fornecedor.
Alguns indicadores logísticos são importantes para ajudar nessa análise.
DISTRIBUIÇÃO — Mensura a eficiência na distribuição. Esse indicador pode ser calculado de diversas maneiras, como a partir da produtividade sobre o volume movimentado na empresa ou através da porcentagem de utilização de espaço no armazém.
TRANSPORTE — O indicador revela a produtividade e a qualidade do transporte de mercadoria, sendo bastante úteis quando se contrata uma transportadora terceirizada.
GERENCIAMENTO DE PEDIDOS — Diz respeito à eficiência na gestão dos pedidos e pode ser medido através do percentual de CTes emitidos sem erros durante um período, do tempo que se leva para preparar uma ordem de compra, ou do custo médio dos processos de pedidos.
PREÇO DE FRETE
O transporte de cargas é um dos principais custos de uma empresa que trabalha com produção e distribuição de mercadorias.
Por isso, o valor de frete contratado merece toda atenção na hora de avaliar fornecedores logísticos como a transportadora.
Já que o serviço terceirizado procura enxugar os gastos do contratante, é importante ter atenção aos seguintes custos que envolvem o frete: custo de frete por cliente e por produto, custo por quilômetro rodado, custo das trocas e devoluções, assim como das reentregas, avarias e extravios.
Além desses custos, a falta conferência de faturas e demais documentos gerados pelo fornecedor logístico impactam nas despesas do setor, causando assim despesas evitáveis.
OCORRÊNCIAS
Incidentes podem acontecer durante o transporte de cargas, sendo os principais: trânsito intenso, acidentes, atrasos, retenção em postos fiscais, desvio de rota, furtos e roubos.
Entretanto, o que diferencia muitas vezes uma transportadora de outra é a maneira como ela dá o retorno sobre o que acontece com a mercadoria enquanto realiza o transporte.
Acompanhar essas situações ajuda a manter o cliente informado sobre qualquer possibilidade de atraso na entrega, fazendo com que sua empresa tenha credibilidade e seja a mais transparente possível.
PRAZOS DE ENTREGA
O respeito aos prazos de entrega é primordial e o fornecedor deve ser capaz de cumprir o prazo estabelecido pela empresa para que não atrapalhe o planejamento da mesma.
Inclusive, existem indicadores que ajudam a avaliar a performance de entrega, como o On Time In Full (OTIF), que também contribui para aumentar a satisfação do cliente.
Dessa forma, é possível gerenciar melhor os fornecedores e, com isso, tomar decisões mais assertivas.