No complexo universo da Logística de Transporte, é muito comum que erros sejam cometidos por gestores, na administração das suas frotas.
Para alcançar bons resultados nessa área, é necessário investir em práticas que reduzam ao máximo os problemas e aumentem a produtividade, melhorando, dessa maneira, seu faturamento.
Ao gerenciar as demandas da transportadora você vai identificar várias situações que podem e devem ser corrigidas, com máximo rigor.
Lembre-se sempre que essas falhas não são apenas burocracias, mas erros que podem resultar no sucesso ou fracasso das suas operações, e consequentemente, da sua organização.
Neste post reunimos os erros mais comuns que as empresas cometem na sua gestão de frotas. Continue a leitura para saber como evitá-los da melhor forma possível.
Indispensável para controle da frota, a Manutenção Preventiva é a melhor maneira de reduzir seus gastos e evitar maiores problemas durante os percursos, além disso é uma atividade garante a segurança dos motoristas.
Um caminhão que para de funcionar durante um percurso de entrega afeta todos os envolvidos.
Além de gerar custos com reparos corretivos, compromete o cronograma da transportadora e atrasa a entrega ao cliente, causando uma insatisfação geral.
Uma sugestão é entregar uma checklist ao motorista antes de pegar a estrada com o caminhão.
É preciso orientá-lo para ver se os itens principais estão em bom estado. Caso contrário, ele deverá informar o problema ao responsável pela mecânica da frota.
A negligência da roteirização é mais uma falha gravíssima.
Realizar essa atividade favorece a diminuição de custos com frotas, especialmente no gasto com combustível e manutenção.
É preciso ter acesso às informações sobre a distância a ser percorrida e os tipos de rotas. Isso garante a eficiência do serviço realizado e aumenta a reputação perante a clientela.
Uma das obrigações mais relevantes do gerenciamento da frota é manter a documentação dos veículos em dia e pagar taxas e tributos, como:
Quase todos esses encargos são passíveis de juros e multas, podendo até levar à apreensão dos veículos, acusando atraso nas entregas, além dos gastos extras.
Para fugir desse problema, o controle desses pagamentos pode ser feito com o uso de lembretes no computador, celular ou e-mail.
É necessário implantar operações que garantam o controle constante sobre os parâmetros dos veículos utilizados, o que inclui detalhes mecânicos e exigências legais vinculadas ao processo de carga e descarga, tais como:
Condutores desqualificados podem colocar seu negócio a perder.
Por isso, é essencial promover a formação de todos eles, além de contratar os mais talentosos e experientes.
Afinal, quando o caminhão iniciar a viagem, as mercadorias estarão sob responsabilidade desses trabalhadores.
Além dos condutores, funcionários de outros setores (atendimento, financeiro, mecânica etc.) também contribuem para a produtividade da empresa como um todo.
Aposte em um pessoal capacitado para atuar no departamento operacional e oferecer suporte adequado aos clientes e motoristas.
Além dos erros da gestão de frotas mencionados acima, não poderíamos deixar de falar sobre a negligência da sustentabilidade, pois ações ambientais são muito bem-vistas pela sociedade.
Logo, faça o possível para atuar de maneira sustentável em suas operações.
Para conhecer as soluções da TRANS REID para o seu transporte, entre em contato diretamente com nosso time.
Get in touch directly: Contact page
Trans Reid Social Networks: LinkedIn, Facebook, Instagram
Commercial Email: comercial@transreid.com.br