Gerenciar a distribuição dos seus produtos é uma atividade essencial para qualquer organização.
A logística de distribuição de mercadorias é um dos ramos do setor logístico que foca na entrega de produtos, dentro do prazo. No entanto, seu impacto vai muito além da área operacional, incluindo também as atividades relacionadas ao planejamento da movimentação de cargas para garantir a satisfação dos clientes.
Por meio do gerenciamento adequado é possível diminuir custos e garantir que a demanda dos clientes seja atendida. No entanto, sabemos que manter esse equilíbrio é uma tarefa desafiadora.
O grande volume de itens armazenados e a desorganização do ambiente são alguns dos fatores que podem comprometer a eficiência do processo.
Para evitar que você passe por isso, nosso post de hoje contém algumas práticas que podem lhe ajudar a distribuir adequadamente o seu estoque.
Se até pouco tempo o estoque era visto como um ambiente de capital congelado, hoje trata-se de uma área estratégica. Isso porque o setor é responsável por boa parte da lucratividade de um negócio.
Portanto, para que traga benefícios como aumento da lucratividade e minimize o desperdício de recursos, é fundamental que exista um controle minucioso do inventário.
Desde o recebimento de mercadorias até a saída do estoque, é essencial que os gestores contem com ferramentas que otimizem os processos, como entradas de notas fiscais e segmentação de itens em prateleiras.
Com as ferramentas adequadas é possível reduzir o retrabalho, ao mesmo tempo em que se extrai o máximo potencial das mercadorias e das equipes que as administram.
A logística de distribuição deve envolver uma gestão de transportes eficiente para que atinja a excelência. Isso envolve um conjunto de decisões que viabilizem o processo de entrega. Entre as questões a serem levantadas estão o investimento em frota própria ou terceirizada, o modal de transporte utilizado e as tarifas a serem cobradas dos clientes.
Outra estratégia indispensável para uma boa logística de distribuição é a conferência de todas as cargas. Desde que entram no armazém onde ficarão estocadas, é necessário ter extremo cuidado ao manuseá-las de forma a evitar quebras e extravios que podem trazer prejuízos.
Um dos desafios dos gestores em relação à distribuição é a armazenagem correta dos produtos para facilitar os processos. Isso porque, se houver desorganização, há perda de tempo e de recursos. Desse modo, a dica é separar e organizar os itens por categorias ou por ordem alfabética nos casos de armazenagem em estoque.
A logística de distribuição de alta performance deve ter um processo de expedição bem estruturado. Esse engloba, por exemplo, a conferência do carregamento a ser organizado nos veículos de transporte, a validação dos pedidos e a separação e expedição da documentação necessária para que as entregas sejam realizadas com eficiência aos clientes.
________________
Get in touch directly: Contact page
Trans Reid Social Networks: LinkedIn, Facebook, Instagram
Commercial Email: comercial@transreid.com.br