A carroceria é a parte do caminhão onde a carga é transportada e suas medidas dependem do tipo de veículo ao qual ela está vinculada. Pode haver pequenas variações de acordo com padrões de fabricantes.
Outra característica importante é atentar-se ao tipo de materiais que as compõem. Existem vários tipos de equipamentos para transportes de cargas e listamos aqui os principais utilizamos para distribuição de cargas secas embaladas, pensando na forma mais prática e segura de condicionamento e carga e descarga.
Carrocerias abertas de grade baixa ou alta também conhecida como graneleira, feitas de madeira ou alumínio. As de madeira tem há uma tendência natural de que aos poucos esse tipo de assoalho pare de ser produzido em função das questões ambientais e o material sofre com contaminação. Os assoalhos de aço são mais indicados pela durabilidade e resistência e tendem a substituir as carrocerias de madeira, apesar do material ser muito mais pesada reduzindo a capacidade de carga do veículo. As carrocerias de Alumínio já é um avanço em relação ao aço por ter uma durabilidade ainda maior e bem menos peso, o que permite uma segurança maior no transporte e menos custos.
Esse tipo de carroceria aberta é ideal para o transporte de carga seca em geral, como mercadorias encaixotadas ou paletizadas, chapas e barras de aço, peças, sacarias, engradados, latas e tambores, entre outros, por possuir fácil carga e descarga.
Existem as carrocerias fechadas, baús de alumínio utilizada para transportar caixas, sacas, paletes, fardos, embalagens e cargas secas em geral por ser fechada e proteger os materiais das agressões que o clima pode oferecer. Baú Frigorífico conta com aparelho de refrigeração para -15°C a -20°C. Ideal para transportar produtos congelados como carnes, frangos, peixes e pães congelados. O refrigerado já possui aparelho de refrigeração de temperatura entre 0 e -10°C. Os principais produtos transportados são os alimentícios, como laticínios, e remédios.
A carroceria Sider é um baú lonado, uma espécie de cortina resistente ideal para o transporte de cargas cuja característica principal é volume, já que permite carga e descarga pelas laterais, agilizando os processos. Muito utilizado inicialmente nas indústrias automobilísticas que se popularizou rapidamente por facilitar a carga e descarga em empresas que não possuem docas, mas com empilhadeiras para rápida descarga. Atende principalmente cargas paletizadas ou acomodadas em rack como autopeças, alimentos, produtos de higiene, limpeza e cargas em geral.
Existem inúmeros outros tipos de equipamentos, carrocerias para os mais variados tipos de cargas existentes. Cada um com sua particularidade, com o objetivo de facilitar o transporte das cargas. Solicite um técnico de logística para avaliar a melhor forma de embarcar os seus produtos.