Para garantir o cumprimento das entregas, integridade das cargas e respeitar as horas de trabalho dos motoristas profissionais que rodam pelo Brasil fazendo entregas é essencial que alguns cuidados mínimos aconteçam sistematicamente nas transportadoras. Relacionamos abaixo alguns cuidados que podem minimizar os riscos consideravelmente.
Check list preventiva da frota
Muitos atrasos e paradas durante a operação podem ser evitados se eles forem identificados antes do embarque dos veículos.
É imprescindível implantação do check list do veículo feitos diariamente pelos motoristas e para manter a conscientização, é possível implementar o controle chamado “bola preta” para que outro motorista e pelo responsável pela frota, semanalmente façam o check list aleatoriamente nos veículos. Esse cuidado minimiza consideravelmente os riscos de danos e quebras do equipamento.
Manutenção de frotas
Para empresas que não possuem oficina própria ou terceirizada, o que está cada vez mais raro, devido à falta de mão de obra especializada na tecnologia que os equipamentos de hoje, a maioria das montadoras oferecem contratos de manutenção com a vantagem de oferecer peças originais, com mão de obra especializada e ainda com a benesse de receber orientações dos profissionais sobre manutenção e cuidados com o veículo. Quanto maior previsibilidade de despesas com manutenção, maior é a facilidade em ofertar fretes competitivos para as empresas. Os benefícios deste cuidado com o veículo, com a segurança do motorista possibilita maior flexibilidade para fazer paradas programadas, evitando problemas desnecessários com atraso na entrega de um produto devido a alguma peça do caminhão danificada durante uma viagem.
Capital humano da empresa
Um dos principais fatores de sucesso nos negócios são as pessoas que formam o time de uma empresa. É importante que a empresa contrate pessoas capacitadas, mas investir em treinamentos, padronização das atividades com programas de melhoria continua, um bom plano de carreira amplia a qualidade do trabalho e resulta no qualidade do atendimento ao cliente. Na TRANS REID envolvemos frequentemente os colaboradores em projetos sociais, temos um programa de bem estar e saúde com aulas de yoga toda semana na empresa. Fazemos reuniões mensais para comemorar os aniversários do mês com o propósito de socialização. Essas são algumas das ações para manter uma equipe comprometida e feliz com a nossa empresa.