Na área de logística e transportes o maior valor agregado da empresa é o capital humano. Mesmo que a operação necessite dos veículos para transportar, as pessoas fazem toda a diferença nas operações de transportes. Para que a empresa obtenha bons resultados e ofereça serviços de qualidade é essencial que algumas habilidades sejam desenvolvidas no trabalho em equipe. Listamos algumas habilidades que, quando trabalhadas, transformam toda a empresa, aumentando a qualidade dos serviços, a produtividade e a redução dos custos da operação.
Conhecer o funcionamento da empresa: No trabalho em equipe, cada um deve saber o que fazer e ter responsabilidade para fazer o seu melhor. Numa engrenagem, entregar um trabalho com qualidade facilita o trabalho do próximo e o resultado é o êxito das atividades. Conhecer as atividades dos colegas de trabalho, permite a Equipe trabalhe com equilíbrio, mesmo numa eventual ausência, a engrenagem continua a funcionar. Entender e compreender a prática das atividades proporciona eficiência e bons resultados.
Saber ouvir: Devido à diversidade de opiniões e pensamentos de cada um, é necessário que a equipe tenha o hábito de ouvir um ao outro, além de expor seus posicionamentos com respeito. Assim, é possível chegar a um acordo que beneficie a todos da organização.
Comunicar-se bem: Também é essencial que todos os membros consigam se expressar bem, deixando claro suas opiniões e dúvidas a respeito das questões discutidas e sempre sugerir melhorias nos processos da empresa quando sentir que são necessárias.
Comprometimento: Para que o trabalho realizado pela equipe seja qualitativo é preciso que as pessoas trabalhem com vontade, amor e inteligência. Que estejam alinhados e dispostos a trabalhar juntos para que o objetivo seja alcançado. Quanto mais comprometimento, mais motivação e entusiasmo existe na empresa.
Confiança: A base de um bom trabalho é a confiança. Um dos pilares do sucesso de uma equipe é a confiança. Quando existe confiança no trabalho da Equipe há liberdade e conforto para dividir informações, opiniões e abertura para pedir e receber ajuda.
Esses fatores geram sinergia na Empresa. A Sinergia significa cooperação, união, consonância, entendimento e resultado. A falta da Sinergia provoca contenda, confronto, incompatibilidade, oposição e conflito.