No artigo do nosso blog Documentos para transportes, listamos os principais documentos utilizados para o embarque de mercadorias cumprindo com a legislação vigente, independentemente do tipo de embarque efetuado. Esses documentos são obrigatórios e devem cumprir rigorosamente as leis vigentes.
Neste artigo, nosso objetivo é relacionar os documentos de apoio. São documentos não exigidos por lei, mas, que servem de apoio para garantir que os serviços de transportes sejam devidamente checados e validados, desde o embarque, até o desembarque, seja para a carga fechada, ou a distribuição. Por não se tratar de documentos obrigatórios, vamos relacionar os documentos que a TRANS REID utiliza em suas operações com o objetivo único de prestar um serviço de qualidade e segurança aos seus clientes.
ORDEM DE COLETA
A Ordem de Coleta para cargas, é considerado um documento de transporte de apoio, emitido pela transportadora com o objetivo de informar ao motorista sobre a origem e o destino da carga. Nele é possível informar, observações sobre a operação que são fornecidas pelo contratante, o nome da pessoa responsável pela solicitação e caso exista alguma pessoa a ser contatada na coleta, o nome dela deve constar neste documento. Algumas empresas, principalmente armazéns, solicitam a Ordem de coleta às transportadoras.
COMPROVANTE DE ENTREGA
A equipe TRANS REID desenvolveu um documento chamado comprovante de entrega. Ele é uma versão em papel do mobile. Contém informações pertinentes a roteirização, descrição dos destinatários, horário das coletas e entregas, km rodado, espaço para relacionar ocorrências e o protocolo da efetivação da entrega com a assinatura do recebedor. Ele serve de apoio ao canhoto da Nota Fiscal do Cliente. Eficiente, de grande serventia para o operacional administrativo e para os nossos Clientes.
RELATÓRIO DE OCORRÊNCIA
Toda e qualquer ocorrência que esteja fora do programado são relatados no relatório de ocorrência. Esse documento serve para que a melhoria contínua dos processos e procedimentos da TRANS REID sejam cada vez mais eficientes. É utilizado também para dar as devidas justificativas aos nossos clientes através do ponto de vista da equipe de campo em relação a qualquer ocorrência fora do programado. Esse documento é tratado como ocorrência de trabalho ou é aberta uma NC – não conformidade.
CHECKLIST DA FROTA E DE EPI
No artigo ‘Importância do checklist’ descrevemos de forma bastante clara sobre a utilidade e benefícios da utilização desses documentos de apoio. Eles servem como uma bússola que nos lembra de todos os itens que podem comprometer a operação e causar perda de tempo e de foco. Recomendamos a leitura, pois, está escrito de forma clara e sucinta sobre como esses documentos são essenciais para um transporte seguro e de qualidade.
Caso queira maiores informações sobre os documentos de apoio, entre em contato com o nosso comercial e teremos o maior prazer em fornecer esclarecimentos. comercial@transreid.com.br ou SAC 11 4053 8866
1 Comment
Gracias por tu articulo. Saludos.