Com a necessidade de redução dos custos, a terceirização do transporte tornou-se uma realidade para muitas empresas.
Quando falamos sobre o transporte de cargas, a contratação de uma transportadora é uma decisão estratégica que exige alguns cuidados importantes, pensando nisso, separamos no texto de hoje, os 5 Passos para contratação de um Transporte eficiente.
Confira abaixo:
1. Defina um Objetivo:
A terceirização do seu Transporte deve fazer parte de um processo bem planejado, que envolva os setores produtivos da empresa, com uma ação conjunta, haverá maior chance de identificar um fornecedor que possa contribuir como parceiro estratégico da organização como um todo.
2. Entenda tudo sobre o mercado de transporte
Entender as necessidades do mercado é a melhor maneira para manter a satisfação dos clientes e promover a sua fidelização. Quando conseguimos avaliar o potencial de risco, conseguimos garantir um melhor desempenho junto aos contratantes e, de forma indireta, junto aos consumidores.
3. Avalie a tecnologia
Automatizar processos logísticos é uma das principais tendências da gestão empresarial. Ao contratar uma transportadora, sua empresa deve avaliar quais são as ferramentas tecnológicas utilizadas pelo fornecedor, buscando parceiros que tenham o mesmo posicionamento estratégico quanto à inovação e sua importância para os negócios na atualidade.
4. Entenda mais sobre as modalidades de transporte de carga
A contratação do transporte possui diversas modalidades no universo logística. Desde o modal adequado para sua carga (fluvial, Rodoviário, Aéreo…), até o formato de transporte, com carga dedicada ou fracionada. Entender as modalidades adequadas para seu negócio é essencial para escolher um especialista como parceiro.
5. Conheça o histórico da transportadora
A terceirização representa a introdução de um novo personagem no atendimento aos clientes, qualquer descumprimento do prazo de entrega ou ocorrência de avarias nos produtos pode comprometer a confiança de um consumidor de forma definitiva. Por isso, faça uma avaliação profunda sobre o potencial parceiro, verificando a existência de certificações, tempo de atuação no mercado e reclamações online.