Checklists são listas de verificações com itens importantes a serem verificados ou a serem comprados, atividades e tarefas a serem cumpridas.
Essa lista minimiza os riscos de executar determinada aquisição ou tarefa sem fazer a devida checagem de todos os itens necessários para que o planejado seja executado de forma precisa.
Para prestadoras de serviço como uma transportadora, uma forma de atender o cliente de forma segura é trabalhar com checklist em todas as etapas.
Listamos os principais checklists utilizados pela TRANS REID. Acreditamos, que, pelo sucesso do resultado dos indicadores do nosso operacional, que mede manutenção da frota, liberação de equipamentos e recursos para transportes de produtos químicos e implementação de novos contratos possuir um número insignificativo de ocorrências é devido ao uso dos checklist.
Com o objetivo de fazer manutenção preventiva da frota, diariamente, a equipe operacional valida itens inspecionados nos veículos. Neste documento validamos itens como motor, elétrica, mecânica, segurança, carroceria, complementos e documentos da veículo. Uma vez por semana o veículo tem a validação das informações do checklist, atestadas pela equipe da manutenção da frota através da “bola preta”, onde um motorista e um operador fazem a checagem de todos esses itens. Esse procedimento tem se mostrado altamente eficaz, pois, a medida apresentada em nossos indicadores, mostram que raramente fazemos manutenção corretiva na frota, e esse resultado é o nosso maior objetivo. Pode parecer insignificante, mas o fato, de não fazer manutenção corretiva, nos permite programar as paradas dos caminhões sem prejudicar a programação das entregas e evita que o caminhão quebre com carga dos clientes ocasionando atrasos desnecessários.
Ao prospectar um novo cliente, fazemos um checklist específico para novos contratos. Nele, validamos todos os itens necessários para atender a empresa. Conhecer com propriedade todos os pormenores do produto, melhores equipamentos para transportes, rotas, tempo de atendimento, km rodados, principais clientes e forma de atendimento faz toda a diferença. Esse documento nos auxilia na hora de apresentar novos clientes para a equipe do operacional e também para orientar a equipe de campo sobre os principais desafios e como proceder em cada entrega.
Atender a indústria química requer processos e procedimentos muito bem implementados. Toda e qualquer negligência na movimentação de produtos perigosos, coloca em risco pessoas e meio ambiente. Para garantir um atendimento seguro, utilizamos um checklist para inspecionar desde a identificação das placas de segurança, EPIS, documentos e itens de sinalização do veículo e da equipe. Utilizamos antes de cada embarque de químicos o checklist de inspeção e disponibilizamos esse documento para nossos clientes. Esse procedimento nos garante segurança, agilidade e garantia da entrega no destino com qualidade.
Get in touch directly: Contact page
Trans Reid Social Networks: LinkedIn, Facebook, Instagram
Commercial Email: comercial@transreid.com.br