Os produtos de limpeza e higiene integram uma categoria especial de produtos.
Eles são, em geral, muito sensíveis ao calor e/ou ao frio, o que exige controle de temperatura na hora de transportar.
Também apresentam prazo de validade que, habitualmente, é longo — ao contrário dos alimentos, que apresentam prazo mais curto em sua maioria.
O transporte de produtos de higiene e limpeza deve levar em conta essas características para ser bem-sucedido, principalmente se as viagens forem muito longas.
Entre os produtos de limpeza, podemos citar:
Entre os produtos de higiene, estão:
Os perfumes e os cosméticos (como talco, creme facial, batom, ruge, bronzeador, óleo cosmético, máscara facial), mas trazem algumas características similares aos produtos de limpeza e higiene e podem ser transportados seguindo regras parecidas, principalmente os cosméticos.
OS CUIDADOS ESSENCIAIS COM ESSE TIPO DE TRANSPORTE
Um dos cuidados mais importantes que devemos ter com os produtos de higiene é que o baú, ou side, não pode ter nenhum furo, pois, se estiver chovendo, a água pode penetrar e comprometer a integridade do produto, principalmente se possuir embalagem de papel ou se o produto reagir ou dissolver em contato com a água, como sabonete.
Por mais volumosa que seja a carga, os riscos de tombamento são mínimos porque não se trata de carga pesada.
O cuidado maior deve ser o de vedar completamente as embalagens para evitar avarias. Mesmo em produtos como shampoos, o contato direto com a água pode comprometer a eficácia e a durabilidade do produto.
O transporte de produtos de higiene não pode ser feito em caminhão aberto por causa dos riscos de molhar.
Então, o caminhão deve ser baú ou sider.
Já os produtos de limpeza podem ou não ser empilhados. Se puderem, o cavalo trucado é mais vantajoso.
Se não puderem ser empilhados, será usada uma carreta simples ou trucada, o que encarece o transporte.
Há uma altura máxima de empilhamento para os produtos de limpeza, quando falamos de detergentes, aerossóis ou outras mercadorias que podem estourar.
Se o produto não está sujeito a esse risco, então não há um limite preciso para o empilhamento.
AS MELHORES PRÁTICAS PARA TRANSPORTAR PRODUTOS DE HIGIENE E LIMPEZA
Antes de tudo, é preciso fazer o checklist do veículo, assegurando-se de que ele está realmente em condições de fazer o transporte da carga.
Um dos testes efetuados no carregamento do baú é o teste de luz. Outro ponto a considerar é que a carga (produtos de higiene) não é pesada, mas volumosa.
Isso implica na necessidade de um baú grande o suficiente ou de algum implemento. É importante considerar a maior área possível.
Assim, quanto maior for o comprimento do vão da porta, melhor. Será mais fácil para transportar mais carga e oferecer custos mais interessantes para os clientes.
Já os produtos de limpeza são carga pesada, exigindo cuidados de acordo com a distância entre a origem e o destino.
Viagens mais longas requerem cuidados maiores.
Talvez seja necessário usar um cavalo trucado. Ainda que a carreta tenha o mesmo comprimento, o cavalo permite o carregamento de uma carga maior, de mais toneladas de material.
Assim, a viagem fica mais otimizada com o cavalo que com a carreta.
Outro cuidado diz respeito à operação de amarrar e acondicionar corretamente a carga, evitando que ela fique balançando durante o transporte de produtos de higiene e limpeza.
Nessa situação, o motorista tem autorização para acompanhar o carregamento e certificar-se de que a carga está devidamente amarrada.
Get in touch directly: Contact page
Trans Reid Social Networks: LinkedIn, Facebook, Instagram
E-mail Comercial: comercial@transreid.com.br