Um dos maiores desafios para a logística é o prazo de entrega.
Leis cada vez mais justas, que priorizam a qualidade de vida dos motoristas, onde o tempo das paradas devem ser respeitadas, as estradas em péssimas condições de uso e o fluxo cada vez maior de veículos são os grandes vilões?
Para cumprir o prazo de entrega é imprescindível que o fluxo da programação seja feito com bastante inteligência e atenção.
Cabe ao atendimento da transportadora alinhar o prazo de entrega com o cliente para calcular um prazo, uma previsão aproximada do tempo que a carga levará para se coletada, transportada e entregue. Relacionamos alguns fatores importantes que precisam ser levados em consideração.
Para evitar danos, riscos e paradas desnecessárias dos caminhões em decorrência de carregamento feito sem o devido cuidado com a segurança da carga, é um fator, que muitas vezes é evidenciado em paradas na estrada, que foram necessários para ajeitar a carga que não foi bem condicionada, devido a pressa no carregamento.
Outro fator importante, é a emissão de documentos sem o devido cuidado e atenção. Erros na emissão dos documentos fiscais causam grandes transtornos nos postos fiscais, causando demora no prazo de entrega.
Entregas feitas no Sudeste e Sul tendem a ter um prazo de entrega inferior as demais regiões do Brasil em função da qualidade das estradas.
As demais regiões como Centro-Oeste, Nordeste e Norte o tempo de entrega precisa ter uma margem de erro de algumas consideráveis horas em função da precariedade da situação das estradas, por questões de segurança e dificuldades com pontos de apoio para paradas programadas.
Esse é o fator de maior importância para cumprir o prazo de entrega. Avaliar as regiões de risco de engarrafamento, os pontos de parada, horário de saída e chegada no destino são possíveis quando bem avaliados.
Outros pré-requisitos importantes são, quantos motoristas serão utilizados para fazer o trajeto, o qualidade das estradas, peso do caminhão e velocidade média possível na região.
Além de todos esses detalhes relacionados acima, rastrear o caminhão e monitorar o tempo de cada parada podem ajudar nos ajustes do trajeto. Manter o cliente informado sobre mudanças de rota, grau de dificuldades que possam surgir como imprevistos minimizam o impacto das surpresas em caso de atrasos.
Transparência a todo momento faz com que a parceira com o cliente seja de colaboração, enquanto a omissão dos fatos, impede que o cliente possa negociar abertura de horário ou deixar o cliente ciente dos imprevistos.
Outros fatores que ajudam e muito, é a importância das manutenções preventivas, pneu de backup além do estepe, motorista para revezamento na estrada, auxílio da equipe operacional nas paradas entre outras ações que cabem a transportadora providenciar para garantir a entrega no prazo prometido. Que é o que todos esperam que aconteça.
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