Indicadores são instrumentos de gestão, utilizados para medir o resultado de uma empresa. Com sua utilização é possível definir e acompanhar metas, para atingir objetivos específicos de um negócio.
Para alcançar bons resultados em sua logística, a utilização de indicadores é essencial para análise de informações e acompanhamento dos pontos de melhoria da área.
Com eles, acompanhamos se metas traçadas no seu fluxo de caixa estão sendo alcançadas e qual a porcentagem de melhoria ou piora em relação a indicadores financeiros passados.
Além das análises financeiras utilizamos os indicadores para medir os resultados em relação a manutenção da qualidade e nossa responsabilidade com a sociedade e meio ambiente.
Relacionamos abaixo os principais indicadores em transporte com o objetivo de fornecer serviços de qualidade e principalmente para manter a empresa saudável e comprometida com seus resultados.
Confira abaixo:
Esse indicador é também conhecido como “On Time In Full” (OTIF) e a sua principal finalidade é identificar possíveis problemas no atendimento dos pedidos.
O cálculo desse indicador considera os pedidos entregues dentro do prazo determinado e o total de pedidos, conforme abaixo:
Total de entregas realizadas dentro do prazo / total das entregas x 100
O resultado, será encontrado em porcentagem e recomendamos que se mantenha acima de 90%, caso contrário, indica que existem problemas operacionais em seu processo de entrega.
Diferente do item número 1, o objetivo dessa métrica é rastrear o tempo necessário até que o produto seja entregue ao seu destinatário.
Nesse modelo, o tempo é medido do momento que o cliente faz o pedido até a entrega da mercadoria.
O indicador permite que você avalie dentro dos seus processos, a média de entrega, para informar o prazo adequado ao cliente.
Este indicador demonstra o número de incidentes que ocorrem desde o transporte da carga até a entrega do produto ao cliente. Exemplos de incidentes que podem ocorrer são: atrasos, erros em pedidos e danificação nas cargas.
Entender a sua eficiência pela análise dos seus custos é uma forma prática de medir a efetividade dos seus resultados. Nesse indicador, podemos trabalhar com alguns formatos, de forma individualizada como por exemplo com o “Total do seu Custo / Funcionário” ou de forma individualizada, comparando valores com períodos anteriores.
O indicados da satisfação do cliente é uma maneira eficiente de medir a eficiência do seu negócio diante do seu cliente. Pesquisas podem ser realizadas ao final da entrega ou de forma anual.
A realização operação dessas pesquisas pode ser feita por ligação, meio digital ou com utilização de formulário, trabalhe com perguntas fechadas, que permitam a classificação final.
Quer conhecer mais indicadores ou saber como podemos tornar sua logística mais eficiente?
Get in touch with us to know our services and know our solutions.
Get in touch directly: Contact page
Trans Reid Social Networks: LinkedIn, Facebook, Instagram
E-mail Comercial: comercial@transreid.com.br