Os números de acidentes em dias chuvosos aumentam drasticamente. Muito dos acidentes são ocasionados devido à falta de conhecimento dos motoristas de como dirigir na chuva. Além da atenção redobrada devido a visibilidade que fica comprometida, a aderência do veículo também é prejudicada e alguns cuidados são essenciais para garantir a segurança. Conhecer, estar bem informado sobre técnicas de dirigir com segurança é o que sala vidas.
Manter o limpador de Para-Brisa em bom estado
Fazer a troca do limpador frequentemente, principalmente nas épocas de pancadas de chuvas. A borracha ou silicone do limpador após ficar ao sol por muito tempo causa um desgaste natural. De acordo com o inciso XIX do artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), dirigir “sem acionar o limpador de para-brisa sob chuva” é infração de natureza grave. Claro que o uso do limpador do para-brisa melhora a visibilidade, principalmente quando as chuvas não são muito fortes.
Utilizar o desembaçador de vidros
A umidade dentro do veículo faz com que os vidros fiquem embaçados, sem visibilidade. Para fazer a secagem da umidade, utilize o ar condicionado direcionado para os vidros ou o próprio desembaçador. Basta utilizar o ar quente ou frio, que através da alteração da temperatura, remove a umidade.
Manter os pneus em bom estado
O estado de conservação dos pneus do veículo é fundamental para a sua estabilidade na pista. Através dos seus sulcos (fissuras, ranhuras, os buracos estreitos do pneu) a água é escoada e evita-se a aquaplanagem do veículo, que é quando o pneu perde a aderência no asfalto e plaina sob as águas, fazendo com que o motorista perca o controle da direção. Pneu sem os sulcos ou pneu careca em uma pista molhada corre um risco muito grande de deslizar, especialmente em uma curva ou freada. Trafegar com o pneu careca é uma infração grave, segundo o inciso XVIII do artigo 230 do CTB.
Com chuvas muito fortes, pare o carro
Quando o volume de água for muito acima do normal, ou quando a visibilidade está muito comprometida, mesmo utilizando o desembaçador dos vidros e o limpador de para-brisa, procure um lugar seguro, longe de árvores, placas ou outros objetos que possam atingi-lo, pare o carro e ligue o pisca alerta. Assim você garante a sua segurança e a dos demais motoristas.
Ligue os faróis
De acordo com o artigo 250 do Código de Trânsito, deixar de manter ligadas pelo menos as luzes de posição do veículo “sob chuva forte, neblina ou cerração” é infração média. Manter as luzes acesas mesmo durante o dia nas rodovias é obrigatório, tanto de dia, quanto a noite.
Ainda tem dúvidas sobre dirigir na chuva? Leia no blog outras dicas sobre segurança.