Essa ferramenta é essencial para fazer uma operação logística num país como o Brasil. Vários fatores impactam nas operações de transportes, desde equipe de trabalho de campo, estradas sem sinal de GPS, números expressivos de roubo de carga e equipamentos de tecnologia que necessitam de atualização frequentemente.
O gerenciamento de riscos nas operações de transporte de cargas é fundamental para minimizar os riscos de roubo de carga, para gerenciar o tempo utilizado para coletar e entregar os produtos com, principalmente com o atual cenário onde as empresas trabalham com estoques mínimos de matéria prima e material acabado e por fim para cumprir com a legislação vigente sobre as horas de parada dos motoristas, para garantir a integridade e segurança do mesmo.
O processo de gerenciamento de riscos dá-se início na seleção da equipe de colaboradores onde uma análise de risco rigorosa é feita periodicamente. Atualmente empresas especializadas em análise de risco da equipe exigem consultas a cada 12 meses para motoristas contratados sob regime de CLT, 6 meses para agregados, mediante contrato com validade do mesmo período e 48 horas para carreteiro, que são as consultas feitas para cada embarque.
Para contratar bem motoristas CLT, que serão responsáveis pelos transportes efetuados com os veículos da frota da empresa é imprescindível a implantação de um cronograma para a integração deste profissional na empresa. Na TRANS REID utilizamos alguns recursos que tem dado bons resultados. Após aprovação do processo seletivo, tanto das entrevistas, quanto do teste prático e psicológico, fazemos uma integração com a Equipe de Recursos humanos através do manual do motorista logo no primeiro dia de trabalho.
Após obter conhecimentos sobre os procedimentos da empresa, ele recebe um treinamento da equipe sobre as principais cargas que estarão sob a sua responsabilidade, informações sobre o funcionamento do equipamento que a empresa está colocando sob a sua responsabilidade, o funcionamento do rastreador e do mobile. O período de treinamento é feito com acompanhamento nas primeiras viagens, sem período determinado, até este profissional esteja plenamente seguro das suas atividades e responsabilidades.
As soluções tecnológicas no gerenciamento de riscos utilizadas pela TRANS REID são equipamentos de rastreamento de ponta, empresa de gerenciamento remoto indicada pelas principais seguradoras, levando em consideração o PGR do seguro da empresa quando as seguradoras dos nossos clientes, a telemetria feita através do rastreador, via satélite e o MOBILE que nos permite localizar a frota a qualquer momento e em qualquer ponto.
Existem inúmeros cuidados no dia a dia que estão bem procedimentados, sendo cumpridos por equipe técnica do nosso operacional para garantir um GRIS eficiente. Essa é uma ferramenta essencial para o funcionamento de uma transportadora.
Os recursos tecnológicos permitem que sua empresa execute com rapidez e assertividade o processo de monitoramento dos colaboradores e do veículo, o que propicia, também, a redução de custos com eventuais danos à carga, multas ambientais e processos judiciais, conforme já mencionamos neste texto. Aliás, existem ferramentas capazes de diminuir consideravelmente os gastos em cada operação.
É o caso do computador de bordo, um dispositivo que concede informações sobre a quantidade de combustível consumida durante o trajeto e o número de freadas, por exemplo.
Com esses dados, você pode descobrir se o colaborador seguiu ou não as orientações de direção e entender a razão de tal comportamento, visando a melhoria por meio de treinamentos e descobrindo novas alternativas para tornar suas instruções mais claras.
Contudo, o gerenciamento de riscos enquanto processo operacional da empresa, não termina no momento em que um planejamento completo é traçado e o caminhão sai da garagem. Tampouco começa com a identificação de riscos.
Na verdade, a prevenção de riscos nunca é plena. Ela deve buscar sempre a redução dos índices de acidentes, furtos, multas e tudo o mais que “sugue” as reservas financeiras do negócio.
Descarregamento e atendimento: duas vias para o sucesso
Pode-se dizer que o descarregamento é a última parte do processo de gerenciamento de riscos. Afinal de contas, a carga já foi entregue e o serviço praticamente concluído.
Mas é aqui que começa o verdadeiro trabalho de identificação de eventuais falhas que tenham ocorrido durante o trajeto, reiniciando o ciclo de identificação de novos riscos, análise, avaliação e procura por ferramentas e métodos que possam minimizar problemas e maximizar ainda mais o desempenho.
Nessa etapa, é fundamental ouvir o que o cliente tem a dizer, além de conferir os relatórios gerados pelas soluções tecnológicas e pela avaliação do gestor de operações. O atendimento dará insights para mais correções, demonstrando que sua empresa se importa com a opinião do cliente e aumentando suas chances de fidelização. Nada mal, não é?
2 Comments
Desejo contratar o gris
Entre em contato com o nosso operacional e obtenha maiores informações sobre o GRIS. Ligue no 11 4053 8822 ramal 21 ou envie um e-mail para transporte@transreid.com.br
Muito obrigado pelo contato!
Até breve.