A Logística 4.0 é definida como uma nova fase da logística, ultra conectada e que atende aos requisitos de velocidade, ganho de eficiência, redução de custos e disponibilidade de informações impostos pela indústria 4.0.
Nela, são privilegiadas as otimizações e a tomada de decisões apoiadas em dados, que em parte são produzidos dentro de cada empresa e parte são trocados entre clientes, embarcadores, transportadoras, armazéns e demais envolvidos na cadeia logística.
Sabemos que a logística 4.0 é um modelo que veio para ficar, por isso, em nosso post de hoje, descrevemos como o mercado de transporte pode se adaptar as mudanças.
Conforme a tecnologia e os sistemas de produção avançam, as empresas desenvolvem produtos de acordo com a exigência do cliente, de forma personalizada. As mercadorias devem ser produzidas apenas para a comercialização, por determinado período.
A cadeia de suprimento, também, passa por modificações de conceitos, visto que, diminuindo o consumo de matéria-prima e produtos acabados, os estoques são reduzidos, trazendo maior rapidez aos processos e otimizando as entregas. Essa otimização das entregas permite que as empresas se tornem mais competitivas no mercado, saindo à frente da concorrência.
Dessa forma, a logística 4.0 torna-se uma evolução da logística tradicional, em que havia grandes estoques e descontrole de inventários, trazendo grandes perdas.
Com esse novo estágio da Logística, grandes mudanças devem ocorrer, a principal delas é a transformação da cultura organizacional proporcionada pela conectividade.
Além disso, as transportadoras deverão investir em sistemas hospedados em nuvem, devido à mobilidade, para que todos tenham acesso.
Outro desafio é eliminar os estoques ao mesmo tempo em que se diminui o tempo de entrega das mercadorias, fator complicado pelas dimensões continentais que o Brasil tem. Por esse motivo, é imprescindível a sincronização dos processos com os fornecedores.
Além desses desafios, há o cadastro de informações precisas e atualizadas em tempo real, centros de distribuição com gestão moderna e conectada, visão ampliada da cadeia de suprimentos e otimização.
Para adotar a logística 4.0 na sua transportadora, é preciso incentivar e promover mudanças diariamente na cultura organizacional.
Alterações corporativas devem ser realizadas, eliminando processos de gestão obsoletos e manuais que provocam perda de tempo. Pense nos resultados da empresa de forma que o trabalho seja conhecido e revisado. Otimize e automatize tudo que puder.
Quer saber mais? Deixe seu comentário no post, vamos trocar uma ideia sobre o assunto!