Com o final do ano, muitas empresas costumam utilizar o momento para trabalhar no desenvolvimento do seu Planejamento Estratégico 2021.
Sejam quais forem o ramo de atuação e o porte da sua empresa, formular e executar um bom planejamento é primordial para o sucesso do empreendimento.
Se você deseja aprimorar os processos no seu setor, assegurando que as ações sejam executadas com sucesso continue a leitura.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
O planejamento estratégico de transporte de cargas é fundamental para qualquer empreendimento, independentemente do ramo de atuação ou porte da empresa.
Com ele é possível obter diversas vantagens, como: crescimento, redução de custos em transportes, aumento de produtividade, otimização de processos, entre outros.
O planejamento estratégico é a melhor maneira de definir as metas e objetivos de uma organização, funcionando como direcionador para suas ações durante o próximo período.
ETAPAS DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO PARA SEU TRANSPORTE
1. Análise Externa: o primeiro passo de qualquer planejamento estratégico sempre deve ser uma análise criteriosa do setor como um todo, levantando em consideração as principais oportunidades e ameaças que podem surgir para a área.
2. Análise Interna: após análise externa do setor, você deve identificar os pontos fortes e fracos atuais da área, lembre-se de avaliar nessa etapa, tudo o que precisa ser modificado/otimizado e aquilo que vem dando certo.
3. Definição de metas e objetivos: Após a análise externa/Interna, você conseguirá identificar falhas e pontos de gargalo que prejudicam a produtividade e elevam os custos da empresa. Com esses dados em mãos você será capaz de definir objetivos para eliminar esses problemas e melhorar o desempenho do setor.
Confira dois exemplos de metas e objetivos:
1. Reduzir o tempo de entrega em 20% até Agosto de 2021;
2. Reduzir os custos de entrega em 10% até Dezembro de 2021;
4. Implementação: Com objetivos e metas definidos, o próximo passo é identificar o que precisa fazer para alcançá-los e então, implementar.
É neste momento que você irá colocar em prática todas as medidas definidas, visando atingir as metas e objetivos estabelecidos. Para isso você pode desenvolver as mais diversas práticas, como:
– Roteirização de cargas;
– Monitoramento da frota;
– Manutenções programadas da frota;
5. Monitoramento das ações implementadas: Nesta etapa você deve acompanhar os resultados das intervenções realizadas, por meio do monitoramento dos indicadores de desempenho (KPIs) mais importantes para o seu negócio.
6. Intervenções e reajustes: a partir do constante monitoramento das ações implementadas, é possível que você identifique pontos que podem ser melhorados, eliminando falhas e otimizando a operação.
Gostou do artigo?
Então compartilhe em suas redes sociais e ajude outras pessoas a entenderem como realizar um planejamento estratégico no transporte de cargas!
Além disso, conheça nosso ebook para o setor: transreid.com.br/ebook