A terceirização do transporte de cargas é uma tendência que vem crescendo nas últimas três décadas, vimos isso claramente, na historia da indústria. Algumas empresas, portanto, que ainda não optaram por este formato, muitas vezes, esta associada pela preocupação com a segurança e a qualidade dos serviços oferecidos pelo mercado.
Para ajudar no estudo de terceirização da sua empresa, criamos um check-list das questões mais pertinentes a serem avaliadas antes de assinar um contrato de transportes. Esses itens são considerados minimamente essenciais para reduzir os riscos com a falta de qualidade e segurança da carga.
A carteira de clientes
Qualificação da Equipe
Manutenção da frota
Histórico de sinistro
A carteira de clientes da transportadora diz muito sobre a sua especialização e know how. Ligar para alguns clientes da carteira e obter referências é um meio de validar a proposta da transportadora. Se a empresa tem mantido os atuais clientes satisfeitos, cumprindo com o combinado, existe uma grande chance de fazer o mesmo pela sua empresa.
Qualificação da Equipe é imprescindível em todos os segmentos no mercado, mas, para o segmento de transportes faz toda a diferença. Uma empresa que possui uma grade de treinamentos regular, mantendo os colaboradores atualizados e engajados com o progresso da empresa e com o desenvolvimento pessoal, aumenta o nível de consciência e comprometimento da equipe e isso reverte em qualidade, eficiência e segurança para você, que esta contratando.
A manutenção da frota interfere diretamente na segurança da carga e na garantia do cumprimento dos prazos de entrega. Além da manutenção preventiva, é importante avaliar se a transportadora cuida adequadamente dos resíduos gerados pela transportadora no processo de manutenção da frota. Se a empresa preocupa-se com o meio ambiente e a segurança dos seus colaboradores, certamente ira se preocupar com os seus clientes.
Avaliar o histórico de sinistro da empresa é muito importante. Através do histórico, é possível avaliar o grau de comprometimento e conhecimento da transportadora com a apólice de seguro contratado, independentemente, se está trabalhando com seguro próprio ou do cliente, cumprir com o PGR da apólice de seguro faz toda a diferença em caso de sinistro. É de responsabilidade da transportadora o cuidado com a frota, com a equipe, com o GRIS, o rastreamento, o monitoramento, a averbação, os cuidados com o limite da cobertura para cada tipo de produto embarcado, a implantação de iscas e a contratação de escolta, caso seja exigência para a segurança das cargas de risco.
A TRANS REID é uma transportadora que faz o GRIS internamente e através de empresa terceirizada, homologada pelas seguradoras contratadas pelos clientes e a seguradora da empresa. Ao longo de 30 anos de historia, acumulamos um boa bagagem no que se refere a segurança no transporte de carga.