É possível criar uma cultura de filantropia dentro de uma empresa através da conscientização da gestão e dos colaboradores. Responsabilidade social nada mais é do que responsabilizar-se de que as atitudes e posturas de cada um podem promover o bem de um todo. A frase “Seja a mudança que você quer ver no mundo” de Mahatma Gandhi descreve claramente como cada um de nós pode e deve fazer a sua parte.
A responsabilidade social melhora o mundo ao seu entorno, seja na vida dos colaboradores, clientes ou na comunidade que a empresa está inserida. Pequenas empresas podem adotar práticas simples e possíveis que venham trazer grandes benefícios para a comunidade.
Ações pontuais que geram engajamento são de grande importância, pois despertam as pessoas para olhar ao seu redor com o objetivo de tornar o mundo um lugar melhor para se viver.
Nem sempre as ações de responsabilidade sociais terão isenção de impostos ou quaisquer benefícios financeiros. Chamamos essas ações de filantropia, que nada mais é do que fazer o bem, sem olhar a quem, sem esperar algo em troca. São ações do bem com o simples e único objetivo de ajudar o próximo.
Algumas ações internas que podem contribuir de forma responsável com o meio ambiente:
1) Evitar o desperdício de água nas empresas
2) Imprimir frente e verso em todo e qualquer documento
3) Evitar sumariamente a impressão de papel
4) Evitar o uso de copos descartáveis
5) Fazer separação de embalagens descartáveis para coleta seletiva
Ações externas que podem contribuir com a comunidade:
1) Fazer campanhas para doação de roupas, agasalhos
2) Arrecadar recursos para doar água e peças íntimas para moradores de rua
3) Doar produtos de limpeza para instituições do terceiro setor
4) Fazer uma agenda de voluntários para visitar asilos ou orfanatos do seu bairro com frequência
5) Formar contadores de história para trabalhar voluntariamente em creches e orfanatos
Toda e qualquer ação precisa de um pontapé inicial. Muitas instituições necessitam de ajuda, desde como organizar as finanças, os recursos humanos, e arrecadação de suprimentos para manter a instituição, e tudo isso pode ser aplicado no terceiro setor em trabalhos voluntários. Basta um único colaborador levantar a bandeira e não vai demorar muito para que os filantropos apareçam para concretizar um lindo trabalho. Seja você a dar o primeiro passo, seja a mudança que você quer ver no mundo.