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06/08/2020O Seguro de Transporte de cargas é um tipo de proteção essencial para quem distribui mercadorias no Brasil, principalmente as empresas que utilizam os meios terrestres.
Aqui na TRANS REID, a segurança dos nossos colaboradores, funcionários, veículos e produtos dos nossos cliente é uma preocupação constante.
Como existem alguns riscos inerentes ao transporte de cargas, um processo de transporte eficiente deve se antecipar a eles e proteger os produtos e empresas de danos e perdas que possa vir a sofrer durante esse processo.
Pensando nisso, em nosso post de hoje, reunimos diversas informações importantes sobre o seguro de transporte de cargas para sanar suas principais dúvidas. Confira abaixo:
Sobre o Seguro de Carga
O seguro de carga é contratado pelo transportador para cobrir as operações de transportes de cargas. Sua função é garantir, ao proprietário da carga, a indenização pelos danos causados em acidentes ou pela perda da carga, por roubo.
As apólices mais utilizadas no transporte rodoviário de carga é o RCTR-C (Responsabilidade civil do transportador rodoviário de carga), para cobertura em sinistros causados por tombamento, colisão, incêndio, explosão, capotagem e abalroação.
A responsabilidade pelo ressarcimento em caso de roubo da carga é da seguradora emissora da apólice.
Os produtos mais visados são também os de maior facilidade de venda e com valor agregado alto.
A lista de maior risco são cigarro, eletrônicos, combustível, autopeças, alimentícios, farmacêuticos, polímeros e cobre.
Às seguradoras ao emitir uma apólice de seguro exigem um plano de gerenciamento de risco.
Os procedimentos mais comuns são a Averbação eletrônica da carga, o cadastro e consulta do perfil do motorista e ajudante, o rastreamento, monitoramento, uso de isca eletrônica e escolta, todos esses serviços devem ser feitos por empresas homologadas e recomendadas na apólice de seguro. Segue uma breve descrição de como funciona cada procedimento:
- Averbação eletrônica: Obrigatória em todos os embarques, feita pelo transportador através de sistema, como o EDI, ou aplicativo antes do embarque. São informados dados do produto, valor da NF, Origem e destino, dados do veículo, do motorista e ajudante.
- Cadastro em empresa especializada: O perfil do profissional precisa estar dentro do prazo da consulta, sendo, para o carreteiro o cadastro é válido por embarque, para o agregado a validade são de seis meses e para o funcionário CLT,por doze meses.
- Rastreamento da carga: Equipamento instalado no veículo que permite a localização e rastreabilidade do veículo via satélite. Os equipamentos devem ser homologados pela seguradora.
- Monitoramento: Comunicação entre motorista, transportadora e empresa de monitoramento. O rastreador tem um computador de bordo, onde os dados da operação são inseridos pelo motorista no teclado para validar as informações enviadas pelo transportador.
- Isca eletrônica: Equipamento compacto que é implantado na carga e monitorado.
- Escolta: Veículo blindado com pessoas portando armas de fogo, devidamente treinados e capacitados para acompanhar e proteger a carga no embarque, no trajeto e no desembarque.
Todos esses serviços têm um custo para o contratante. O custo é repassado conforme tarifa sobre o valor da Nota Fiscal e o PGR é cobrado através da taxa do GRIS.
Muito importante que o transportador faça uma análise prévia da carga e de todos os riscos durante a implantação do contrato com o Cliente. Esse cuidado minimiza os riscos na falha do Gerenciamento de risco. Para obter informações mais detalhadas, entre em contato com o nosso comercial@transreid.com.br