O frete de transportadora é feito de diferentes formas, algo que é influenciado pelo tipo de negociação de que a Industria, ou empresa contratante emprega para efetuar a entrega dos produtos vendidos nos seus clientes. As formas de contração mais comuns são os fretes de coleta e entrega, subcontratação e redespacho.
COLETA/ENTREGA
Serviço mais tradicional onde a empresa contratante vende seus produtos e negocia a data da entrega. A transportadora coleta e entrega cumprindo com o prazo de entrega negociado, levando em conta dia e hora da coleta, o produto, distância percorrida, tipo de veículo embarcado. Essa operação é bastante comum e recorrente por ser uma forma rápida e direta de atendimento. A carga é simplesmente coletada no remetente e levada diretamente ao destinatário.
SUBCONTRATAÇÃO
No serviço de subcontratação, a empresa remetente fica responsável apenas pelo carregamento do veículo, pois o Cliente, destinatário assume a responsabilidade da coleta. Para as empresas que comercializam produtos químicos, essa modalidade de contratação necessita da atenção sob vários ângulos, pois até o produto perigoso embarcado chegar ao destino, toda a responsabilidade é da indústria que vendeu. A subcontratação também é definida dentro das transportadoras como um serviço que a transportadora vende e terceiriza a execução através de agregado, carreteiro ou até mesmo outra transportadora. Sendo assim , toda a responsabilidade da gestão e logística dessa entrega é de responsabilidade da transportadora que vendeu o serviço.
REDESPACHO
O redespacho é um serviço bastante comum utilizado por empresas que fazem distribuição e necessitam de transportadoras que entregam cargas fracionadas em outras cidades e estados. Essa operação costuma ser negociada entre a indústria que vende a que compra. A que vende responsabiliza-se pela entrega até a transportadora do fracionado e esta, por sua vez, entrega no destino final. Neste caso a contratação da transportadora de redespacho pode ser feita pela empresa que vendo, ou pela que compra. Na seleção deste tipo de transportadora é utilizado o critério de filial na cidade de destino, prazo de entrega e preço.