Transporte de carga seca: são produtos não perecíveis que podem ser transportados independente da condição de tempo, luminosidade, calor, etc. Exemplos de carga seca são madeiras e materiais de construção (com exceção de cimento e produtos semelhantes).
Transporte de produtos perecíveis: esse tipo de carga é mais delicada de ser transportada, porque exige um cuidado maior, para o material não se deteriorar durante o percurso. O caminhão baú refrigerado é a melhor opção para garantir a qualidade do produto. Exemplos: carnes e hortifrutigranjeiros.
Transporte de veículos: normalmente são usados caminhões cegonha para o transporte de carros 0km e o caminhões guincho para seminovos. Em caso de transporte de modelos sigilosos (como lançamentos), o caminhão sider é o que leva a carga.
Transporte de carga de valores: requer veículos blindados e com mecanismos de segurança, como rastreador por satélite, por exemplos: Jóias, dinheiro e pedras preciosas são algumas dessas cargas.
Transporte de produtos perigosos a granel: É considerado produto perigoso todo aquele que oferece risco à segurança pública, à saúde de pessoas e ao meio ambiente. Esse tipo de produto é transportado em caminhões tanque.
Transporte de produtos perigosos embalados: É considerado produto perigoso todo aquele que oferece risco à segurança pública, à saúde de pessoas e ao meio ambiente. Esse tipo de produto é transportado em caminhões em carroceria aberta, sider ou baú de alumínio. Nesse item cabe uma avaliação previa do tipo de embalagem, condicionamento do produto e qual veículo oferece maior e melhor condição de carga e descarga.
Transporte de Gás liquefeito: o transporte é feito sob pressão, a granel, em caminhões-tanque ou fracionado em botijões que respeitam as normas de segurança de recipientes e carrocerias utilizadas.
Transporte de Líquidos como sucos e água, são transportados em caminhões com tanque de aço, conhecidos como caminhões-pipa, caminhões-cisterna ou caminhões-tanque.
Carga a granel ou graneleiro: é um tipo de carga homogênea e normalmente tem forma sólida. Não precisa de acondicionamento (embalagem própria) e geralmente é transportada em caminhões graneleiros. Exemplos de cargas a granel são cereais e fertilizantes.
Transporte de carga viva, Gado em pé: veículos que transportam gado, cavalos, porcos, cabras e etc, devem ser apropriados para preservar as condições de higiene e saúde dos animais, além da proteção física.
Cargas aquecidas: são aquelas que precisam ter a temperatura controlada e requerem veículos com dispositivos especiais para isso, como maçaricos. Exemplos dessas cargas são betume, breu e asfalto.