As grandes empresas possuem setores específicos que precisam ser administrados com a devida atenção para não comprometer a entrega dos produtos, sendo a logística um deles.
Por isso, o modelo logístico 3PL é usado no mundo todo pelos diversos benefícios que ele oferece à empresa que se preocupa com a estrutura logística do seu negócio.
Você já ouviu falar do processo 3PL? Entende como funciona ou sabe quais modelos de negócio podem utilizá-lo?
Continue a leitura e saiba:
Talvez o termo 3PL possa parecer novo, mas se você tem uma empresa onde o transporte da sua mercadoria é terceirizado ou se você trabalha com logística, já viu na prática o seu significado.
Como mencionamos na introdução, 3PL é uma sigla para Third-party Logistics, que em português quer dizer “terceira parte logística”, a qual se refere à terceirização de processos logísticos.
Logo, o 3PL trata-se de um dos cinco níveis de operação logística conhecidos atualmente: 1PL, 2PL, 3PL, 4PL e 5PL. Nesses níveis, com exceção do primeiro, existem os provedores logísticos (empresas terceirizadas) contratados pela empresa que são responsáveis por demandas operacionais.
Cada nível de PL indica o modelo de operação logística determinado por uma empresa e o quanto fica sob a responsabilidade dos provedores logísticos ou, trazendo para o contexto desse conteúdo, das transportadoras de cargas. Entenda abaixo.
De forma resumida, o 3PL trata-se de um modelo logístico onde uma empresa terceirizada fica responsável por cuidar das operações logísticas da empresa contratante, isto é, do embarcador de carga.
Fazer uso do modelo 3PL é ideal para cenários onde a empresa produz em grande escala e trabalha com armazenamento para distribuição.
São organizações que precisam de uma estrutura logística muito bem organizada para que todos os processos sejam otimizados.
São empresas como: indústria, atacadista, distribuidor, e-commerce e varejo.
Reduzir os custos com transporte da mercadoria é uma grande vantagem quando se pensa em inserir o modelo 3PL na sua empresa, uma vez que não será preciso manter financeiramente um setor logístico dentro da organização.
Você fica livre de diversas despesas como, por exemplo: salários dos funcionários, aluguel de galpões, combustível, manutenção dos veículos, taxas de frete e softwares para gestão de transporte.
Logo, todo serviço de transporte vai ser feito por uma empresa terceirizada que é especialista nessa etapa, de modo que ela vai oferecer todo aparato para suas mercadorias de acordo com o que é necessitado.
Com tudo isso, sua empresa pode se dedicar melhor a outros setores, inclusive à linha de produção, ficando toda a parte de transporte e distribuição sob a responsabilidade do provedor logístico que você contratou.
Também é possível destacar a satisfação do cliente ao receber seu produto em boas condições e ainda mais rápido por meio do transporte realizado pela transportadora. Isso não só satisfaz o consumidor como também passa mais credibilidade e melhora a imagem da sua marca.
Entre em contato diretamente: Página de Contato
Redes Sociais Trans Reid: LinkedIn, Facebook, Instagram
E-mail Comercial: comercial@transreid.com.br