A gestão de logística e transporte tornou-se uma competência de grande importância para as empresas, devido a necessidade de acompanhar a inovação das indústrias que se reinventam com muito mais rapidez do que os prestadores de serviços na área de transportes. A necessidade de maior flexibilidade desde a emissão de uma coação de frete, atendimento, carregamento, gestão do tempo e da informação são essenciais para que a operação seja concluída com eficiência.
Para tornar a logística cada vez mais eficiente, relacionamos 5 maneiras já testadas e que realmente funcionam.
1. Ter pleno conhecimento de como funciona a operação
Primeiramente, é importante conhecer cada etapa do processo que envolve a logística, desde o produto, forma de carregamento, origem, destino e os principais clientes do remetente.
Conhecer e mapear todo o processo desde o início: desde o abastecimento da matéria prima até a entrega final para clientes. Através de um simples fluxo das entradas e saídas é possível mapear os gargalos da operação e quando olhamos para o processo, fica mais fácil buscar alternativas de otimizações, redução de custos e melhoria nos processos.
2. A entrega no destino final
Conhecer como são realizadas as entregas para clientes, os acordos feitos pelo comercial e o comprador do Cliente, os desafios e facilidades da carga e descarga. Com essas informações é possível escolher o transporte mais adequado para atender o cliente. Diante do condicionamento correto da carga, roteirização feita e documentação emitida, o prazo de entrega também é um fator de grande impacto para o sucesso das entregas.
Cabe ao operador logístico analisar as suas entregas por regiões, pelo perfil do cliente consumidor, validar a possibilidade de consolidar cargas, otimizar as rotas e gerir de forma eficiente e dentro da legislação todo o processo das entregas. Lembrando que a definição do perfil da entrega contempla o planejamento com base nas restrições de rota, horário e dificuldade de entrega dependendo do perfil de cada cliente.
3. O combinado não sai caro
Isso vale para todo tipo de acordo, principalmente na logística onde fatores externos impactam fortemente no resultado dos serviços. Saber de antemão os desafios nos locais de entrega, restrição de circulação de veículos maiores, empresas que não possuem equipamentos para carga e descarga, feriados regionais, horários restritos para entrega geram custos extras para os transportadores que são repassados aos clientes. É imprescindível que esses valores sejam acordados antes de qualquer implantação de contrato.
4. Tecnologia da informação
Um bom sistema é um grande aliado para as operações de logística. O controle efetivo do transporte ajuda na organização do atendimento, dos processos, do planejamento e facilita o retorno para os clientes. A equipe de campo trabalha mais segura, o operacional consegue gerir a operação com maior segurança e qualidade e o cliente tem acesso as informações com maior rapidez e veracidade do conteúdo.
Os sistemas são grandes facilitadores na averbação da carga, na emissão dos EDI´s e na troca eletrônica de dados que ficam disponíveis aos clientes, garantindo uma operação mais sincronizada na cadeia logística.
5. Controle os custos
A maioria das empresas, quando iniciam a otimização de seus processos, consequentemente acabam reduzindo seus custos, pois avaliam que alguns processos podem ser realizados de uma maneira diferente, isso é muito comum. Para facilitar e oferecer transparência na prestação de serviços de logística, ter um parceiro que apresenta os custos por meio de indicadores de desempenho e que apresentem soluções simples que possam otimizar as operações é de grande valia para os gestores das empresas contratantes. Na TRANS REID, através do link RASTREAR CARGA, disponível para os nossos clientes pelo site www.transreid.com.br o painel com os indicadores das ocorrências, dos custos e a baixa de cada entrega ficam disponíveis para consultas em tempo real.
Quer saber mais sobre como tornar mais eficiente a sua logística? Fale conosco comercial@transreid.com.br