Desde 2013 o Diesel S50, até então o diesel utilizado no Brasil passou a contar com uma opção de Diesel menos nociva à saúde, o diesel S10 que é menos poluente e melhora a ignição do automóvel. A substituição para o diesel S10 é consideravelmente um avanço, principalmente para uma cidade grande como São Paulo, mas ainda temos muitos desafios a serem superados como frota antiga, falta de planejamento em infraestrutura gerando o problema gravíssimo que enfrentamos de mobilidade urbana.
Mesmo com a grande pressão de montadoras e da Petrobrás resistindo com a mudança para o S10, hoje o Diesel S10 já é amplamente comercializado no país e facilmente encontrado em milhares de postos com preço um pouco mais alto do que o diesel comum. A definição do seu nome segue a mesma lógica do S500, mas a diferença está na quantidade de partículas de enxofre por milhão, o Diesel S10 emite apenas 10.
O diesel ainda é um grande desafio para o segmento de veículos leves e pesados. O ganho com a chegada do S10 representa muito pouco para a frota brasileira que só verá seus benefícios por volta do ano de 2040, porque muitos carros vendidos entre 2009 e dezembro de 2011 ainda possuem motores com tecnologia antiga e alta emissão de poluentes. Porém com os veículos fabricados a partir de 2012 acende-se uma luz no fim do túnel, permitindo o uso de um combustível mais limpo e com maior qualidade.
A TRANS REID vem renovando a sua frota desde 2012 e a chegada do Diesel S10 para nós foi muito comemorada e temos utilizado esse combustível com o objetivo de minimizar os danos causados pela emissão de poluentes dos motores a diesel. O programa do DESPOLUIR aliado a manutenção preventiva da frota nos dá a tranquilidade de manter nossos objetivos em trabalhar em nosso segmento, atendendo a demanda de distribuição e entrega dos produtos dos nossos Clientes causando o mínimo possível de danos ambientais.