Fazer a distribuição de carga no caminhão é um fator de extrema importância para garantir a segurança do produto, do equipamento e das pessoas. O Código de Trânsito Brasileiro, determina que nenhum veículo pode transitar com Peso Bruto Total superior ao fixado pelo fabricante, nem ultrapassar a capacidade máxima de tração da unidade tratora. Importante analisar que o tipo de equipamento a ser utilizado também diminui a capacidade do caminhão. A fiscalização nas balanças espalhadas pelas estradas do Brasil visam fiscalizar para garantir o cumprimento da lei. Conhecer e distribuir de forma correta a carga sobre os eixos do equipamento de transporte garante a segurança e evita multas e sobretaxas por condições fora dos limites de pesos.
Como fazer a distribuição do peso carga sobre o caminhão é um dos fatores de sumaria importância para manter a integridade do equipamento, da carga, das rodovias e de todas as pessoas envolvidas.
Na distribuição da carga por peso é necessário analisar a capacidade de cada equipamento. Cada modelo de caminhão apresenta uma quantidade de eixos e, veículos leves com capacidade para até 6.000 kgs possuem 2 eixos, até 14.000 kgs 3 eixos, e as carretas com capacidade para 24 e 30 toneladas 5 e seis eixos respectivamente. Os eixos são a referência para a distribuição do peso da carga sobre o caminhão. É necessário alinhar a parte mais pesada da carga sempre no meio do veículo e distribuir uniformemente o restante da carga. Não é necessário iniciar o carregamento pelo cento, obviamente, mas sim, ter noção do tamanho da carga e fazer a distribuição na carroceria. Assim cria-se um ponto de gravidade e estabilidade para quando o caminhão estiver em movimento. O mais importante é não sobrecarregar nenhum dos eixos do caminhão e sim distribuir uniformemente o peso.
A concentração de peso na parte da frente do caminhão desestabiliza a traseira colocando em riso o movimento do veículo. A falta de distribuição de peso compromete a vida útil do veículo e principalmente dos pneus, molas e lonas que são os primeiros a sofrerem desgaste. Conhecer o tipo de equipamento a ser utilizado e a forma como distribuir a carga é o que traz segurança e garante o cumprimento da lei.