Com o objetivo de dar continuidade nas dicas de segurança ao dirigir com chuva, listamos alguns relembrar o que podemos fazer para nos proteger e contribuir para que os números de acidentes em dias chuvosos possam diminuir. Apenas através da conscientização é possível mudar o comportamento de um motorista.
Use os faróis de neblina
O uso de luz baixa durante o dia nas rodovias é obrigatório, como medida de segurança nas estradas. A noite a visibilidade naturalmente fica muito mais comprometida e a necessidade de uso de luz dos faróis e farol de neblina é essencial. A luz alta é necessária e importante para iluminar uma distância maior, principalmente à noite com a estrada com menor quantidade de veículos e com o risco de animais na pista. A luz baixa foca mais no chão à frente do veículo, assim como os faróis de neblina dianteiro. A necessidade da luz a noite, além de melhorar a sua visibilidade, faz com que outros motoristas possam vê-lo.
Diminua a Velocidade
Reduza a velocidade do veículo. Dirigir em alta velocidade com chuva é extremamente perigoso. Frear o carro nessas condições, tem grandes chances de causar um acidente. Quanto mais rápido o veículo estiver, menos controle sobre ele o motorista vai ter, principalmente pelo risco de derrapagem. Dirigir em velocidade reduzida permite que haja controle, visibilidade adequada e condições de frear em segurança.
Atente-se pelas linhas e tachões
Em rodovias sem iluminação, pode ficar muito difícil enxergar bem a pista. Principalmente à noite, com a pista molhada refletindo as luzes dos veículos do sentido contrário. Nessas condições, atente-se e se guie pelos faixas e linhas, pelos tachões ou olho de gato como são também conhecidos. Ao manter a vista nas faixas diminui o risco de comprometer a visibilidade em função dos faróis dos carros, principalmente nas curvas e em relação ao acostamento.
Mantenha distância
Parece obvio, mas é essencial manter uma distância ainda maior em dias chuvosos. Em condições normais, recomenda-se a regra dos dois segundos. O cálculo é bem simples e rápido, basta, visualizar um ponto, uma marca na estrada onde o veículo está neste momento e conta até o seu carro chegar neste ponto. Uma distância segura costuma ser três segundos em alta velocidade. Para dias chuvosos a distância mínima precisa ser de pelo menos 6 segundos, em baixa velocidade.
Ultrapassagem
A maioria dos acidentes nas estradas dão-se em ultrapassagem ou mudança de faixa. Para ultrapassar é imprescindível aumentar a velocidade do veículo, trafegar na contramão, ultrapassar o veículo e retornar à pista de origem na frente. Torna-se uma manobra de alto risco quando o assunto é ultrapassar com chuva, pista molhada. Faze-la exige que se tenha boa visibilidade, consciência da capacidade do veículo, estar atento inclusive aos veículos que estão à frente e ao veículo que está atrás.