Como transportadora de produtos e de diversos segmentos, vimos ao longo dos nossos quase 29 anos de empresa, muitas mudanças nas apólices de seguro e no comportamento das seguradoras perante aos riscos de sinistro em cargas embarcadas. Muitas empresas preocupam-se exclusivamente em obter seguro para garantir a cobertura do roubo, mas existe uma série de riscos que necessitam de cobertura pelo auto índice de ocorrências, desde tombamento, colisão e abalroação, no caso de incêndio, um pouco menos recorrente, mas com um índice considerável a ser estudado, principalmente nos embarques de produtos químicos.
A apólice de seguro da transportadora pode e deve ser solicitada pela empresa com objetivo de analisar o enquadre do produto e também para validar a garantia da cobertura do valor embarcado. Existem inúmeros produtos com restrições devido ao auto índice de sinistralidade. Desde a nossa fundação em 1989 a TRANS REID vem analisando os produtos oferecidos pelas principais seguradoras e sempre ocorrem mudanças nas coberturas e exigências por parte dos seguros, para evitar surpresas, sugerimos que o contratante solicite a apólice e condições de fornecimento atualizadas para gerenciar tais mudanças.
Estamos aqui para falar um pouco sobre cargas consideradas de risco, os índices de sinistralidade e como prevenir.
Alguns produtos requerem um forte investimento na segurança, afim de assegurar uma entrega dentro do prazo e em perfeitas condições.
O cuidado não pode se restringir a ter uma robusta apólice de seguros e sim aos cuidados preventivos. Dessa forma a empresa mantém sua apólice de seguro saudável e garante um custo acessível para os cientes e que as entregas dos produtos sejam efetuadas com sucesso.
A maioria das apólices de seguro analisadas por nossa equipe exigem o gerenciamento de risco da carga. É essencial ter processos de GRIS, assim chamamos o Gerenciamento de risco, devidamente implantados e com procedimentos preventivos eficientes, desde a programação da carga até o produto ser entregue no destino. Vale o investimento em treinamento para orientar e mostrar para a equipe de campo, motoristas e ajudantes, sobre o que se trata o GRIS, como funciona e para o que serve. Eles são peças chaves para evitar que os sinistros ocorram.
O Gris mais recorrente exigido pela maioria das Seguradoras atualmente são e rastreamento da carga, cadastro da equipe de campo em empresa (motoristas e ajudantes) especializada em análise de perfil e essas empresas são indicadas na própria apólice e é importante estar atento ao prazo de atualização dos cadastros da equipe, pois, eles tem uma data de validade. Para casos de cargas de valor agregado acima da cobertura da apólice outras exigências são feitas pontualmente além do rastreamento, como escolta e cobrança de agravo. Pode ocorrer também a recusa da cobertura do seguro, daí cabe ao transportador alterar o processo da operação para minimizar os riscos e conseguir atender o Cliente e as exigências da seguradora.
Na nossa experiência em diversos segmentos, optamos em trabalhar com veículos rastreados com equipamento de última geração que são monitorados por nossa Equipe do operacional e por uma empresa terceirizada, devidamente homologada pela própria seguradora. Fazemos manutenção preventiva nos equipamentos periodicamente e utilizamos as ferramentas de monitoramento para validar as informações que o equipamento dispõe por amostragem.
Utilizamos o Mobile, aplicativo instalado em celular ou tablet que gera um relatório posicionando o status de todas as entregas, atualizado de hora em hora e mantemos a comunicação via rádio com a nossa equipe de campo durante todo o dia. Através do nosso rastreador, fazemos a telemetria da jornada de trabalho da Equipe e monitoramos a operação.
Essas são algumas das ações preventivas que nós adotamos para que nossos Clientes e parceiros obtenham os melhores resultados e não sofram com sinistros da carga.