A Logística ganhou recentemente o status de setor estratégico na maior parte das empresas. Com isso, a redução de custos logísticos passou a ter um peso importante nas tomadas de decisão globais de qualquer organização.
Por esse motivo, é essencial que os gestores saibam qual é o impacto dessa despesa para a companhia no transporte de cargas.
A redução desses custos é um grande desafio e, por isso, deve ser estudada e planejada com cuidado. Com apoio tecnológico e usando as estratégias certas, é possível controlar esses gastos e otimizar os lucros.
Se você quer conhecer os maiores custos logísticos e entender como reduzi-los, confira nosso artigo de hoje:
A logística abrange todos os processos que acontecem na cadeia de suprimentos em relação à movimentação de produtos ou materiais — desde o envio de insumos pelo fornecedor, passando pela produção até chegar ao cliente final.
Esse sistema de fluxo de materiais é complexo e envolve diversos processos de movimentação e estocagem, recursos, planejamentos, colaboradores e estratégias dentro de um negócio.
Os custos logísticos operacionais podem ser diferentes entre uma empresa e outra e dependem de uma série de fatores. Todavia, existem aspectos em comum em todas as instituições, como:
Investimento feito em cada material adquirido com os fornecedores. Envolve a compra de matéria-prima, industrialização e armazenagem.
A embalagem é fundamental não somente para causar uma ótima impressão no cliente ao receber seu produto, mas também porque o acondicionamento correto dos itens evita acidentes e defeitos nas mercadorias, redobrando a segurança.
O custo de transportes é de fato um dos mais expressivos para as empresas. As despesas envolvem aquisição de veículos, manutenção, ociosidade, depreciação, combustível, entre outros.
4. Tributos Logísticos
O Brasil é um país que possui uma alta carga tributária e também uma legislação conhecida por ser complexa. Um planejamento tributário bem pensado e estruturado é vital para que a empresa tome conhecimento de isenções fiscais, evite multas, ou até busque sistemas de sociedade diferenciados para reduzir a cobrança de taxas.
A automação de processos com o uso de ferramentas tecnológicas facilita e muito a gestão logística de qualquer empresa. O uso de plataformas digitais está se tornando algo cada vez mais imprescindível para que a logística nas empresas opere em alta performance.
São custos que envolvem sua operação direta, como custos variáveis: manutenção; mão de obra e horas extras; seguros de cargas; pneus, combustível e lubrificantes; compra de peças e Custos fixos: aluguel e taxas do espaço físico; equipamentos; salários; impostos.
Por fim, o gasto com mão de obra para o trabalho também faz parte da equação que formam os custos logísticos. Assim, é preciso considerar os salários dos gestores de frotas e dos outros colaboradores que fazem parte da equipe logística.
Se não existe uma definição ou padronização dos processos logísticos, cada colaborador age da maneira que ele acredita estar certa, sem base em um método embasado, o que pode gerar falhas e desperdícios.
O mapeamento dos processos consiste em avaliar todas as sequências operacionais e adotar práticas para que as diferentes etapas fiquem mais eficientes, evitando gargalos e restrições.
Sendo assim, entender como acontece o fluxo das atividades possibilita que gestores redesenhem o layout da produção, encurtando tarefas e otimizando o tempo e o uso dos recursos.
Perdas e desperdícios ao longo das operações são muito comuns. Infelizmente, eles não agregam qualquer valor ao serviço da empresa e representam apenas dinheiro sendo jogado fora.
Portanto, revisar o planejamento periodicamente e entender como todas as operações — desde a recepção dos produtos até a expedição — podem ser melhoradas são práticas fundamentais que devem ser incorporadas à rotina da empresa.
A realização de procedimentos manuais causa, muitas vezes, o aumento de gastos, uma vez que se perde mais tempo e os riscos com erros e gargalos são maiores.
Assim, tarefas excessivamente burocráticas e repetitivas têm impacto direto no preço final do produto, o que leva a empresa a perder lucratividade e competitividade no mercado.
É essencial investir em uma plataforma integrada para otimizar processos e também custos. Um sistema completo e acessível para todos os setores envolvidos evita duplicação de dados, desencontros, perdas e erros.
Contar com bons fornecedores é a maneira mais eficiente de garantir entregas dentro do prazo e materiais com o melhor custo-benefício.
Gestores precisam trabalhar para que o setor de compras e a cadeia de distribuição estejam em perfeito alinhamento.
Realizar cotações de preços, monitorar o desempenho de fornecedores e saber identificar aqueles que prestam o melhor serviço são estratégias que precisam fazer parte do dia a dia da empresa.
Trabalhar a estratégia de distribuição com planejamento de rotas e percursos para seu transporte é essencial para alavancar os resultados e evitar maiores perdas.
Aqui na TRANS REID, você encontra um parceiro que pode auxiliar na melhoria do desempenho da sua logística com transporte mais eficiente.
Ponte en contacto directamente: Pagina de contacto
Redes sociales Trans Reid: LinkedIn, Facebook, Instagram
Correo electrónico comercial: comercial@transreid.com.br