Qualquer empresa de sucesso sabe que o processo de transporte exerce um papel fundamental nos resultados do negócio.
Dessa forma, contar com uma boa transportadora é essencial para garantir um atendimento eficiente.
Na prática, desconsiderar a importância dessa etapa pode significar insatisfação e até mesmo a perda de alguns clientes.
Para que você não corra esse risco separamos 10 itens essenciais para avaliar antes de contratar uma transportadora.
Confira:
Não é nada incomum ouvirmos casos de fechamento de contratos com transportadoras indicadas ou que oferecem boas propostas, mas sem antes ser feita uma consulta a outras opções.
Mesmo que os preços oferecidos sejam satisfatórios, essa limitação reduz o poder de barganha e a possibilidade de encontrar um serviço ainda melhor.
Portanto, sempre faça pelo menos 3 cotações diferentes. Isso ajuda a levantar o máximo de informações sobre a demanda, encontrando assim um parceiro de negócios que realmente atenda às necessidades da sua empresa.
Antes mesmo de dar início ao processo de seleção, o ideal é procurar saber quem são essas empresas.
Avalie seus clientes atuais, como anda sua reputação no mercado e, se possível, até pegar referências sobre as experiências que os contratantes presentes têm tido e que os clientes passados tiveram com elas.
O preço costuma ter um peso significativo na hora de se contratar um parceiro de negócio. Vale lembrar, contudo, que o preço mais baixo nem sempre é a melhor escolha.
Afinal, tal valor pode se traduzir em qualidade inferior na prestação dos serviços. O ideal, assim, é sempre focar na relação entre custo e benefício trazida por uma parceria.
Também é muito importante conhecer a composição da frota das transportadoras que estão participando do processo de seleção. Nesse sentido, vale levantar questões como:
Quantidade de veículos;
Marcas e modelos;
Anos de fabricação;
Estado de conservação.
Tudo bem que a existência de uma certificação nem sempre é sinônimo de qualidade na prestação de serviços.
Todavia, se uma empresa consegue alcançar esse objetivo, é sinônimo de que se preocupa em melhorar os processos e de que atende ao menos aos requisitos básicos impostos por essas normas.
E esse aspecto pode sim ser considerado um diferencial positivo!
A automatização dos processos por meio do investimento em tecnologia deixou de ser uma característica apenas das grandes organizações.
Acredite: hoje em dia, é mais que possível encontrar soluções boas com preços acessíveis para atualizar também os pequenos negócios.
Verificar como uma transportadora usa a tecnologia a seu favor e qual é o grau de investimento em modernização: esse é um passo essencial para quem busca por resultados mais satisfatórios.
Lembre-se de que a execução manual das atividades não só aumenta o risco de erros e a necessidade de retrabalho como deixa as tarefas mais morosas, tornando a rotina ineficiente.
Já parou para reparar que os clientes modernos estão sempre em busca de informações atualizadas sobre o status de seus pedidos?
Assim, se seu parceiro de negócios investe em ferramentas tecnológicas para otimizar a gestão e fazer o compartilhamento adequado dos dados, existem grandes chances de as operações serem bem-sucedidas, atendendo às necessidades dos consumidores.
Focar no preço e na qualidade é importante sim, mas não basta. Você também deve ter o cuidado de avaliar outros critérios na hora de contratar uma transportadora para e-commerce. Entre os principais, podemos citar:
prazos de entrega;
tratativas em casos de avarias e extravios;
possibilidade de oferecer a logística reversa para trocas e devoluções;
abrangência de atendimento — quantidade de destinos supridos pelas rotas;
restrições de envio — por tamanho, tipo de carga e valor, por exemplo.
Nesse sentido, talvez seja uma boa ideia contar com fornecedores de transporte diferentes para cada região, considerando quem tem a melhor proposta e, principalmente, o nível de serviço de entregas.
A capacidade de transporte está ligada à demanda da empresa. Se seu negócio lida com produtos sazonais, que têm alta durante determinado período, por exemplo, é necessário contar com uma transportadora capaz de atender a esse volume maior de pedidos sem gerar atrasos.
A intenção é contar com um parceiro de negócio capaz de promover a chamada escalabilidade. Em outras palavras, trata-se de oferecer o mesmo atendimento, com agilidade e eficiência, em períodos de aumento nas vendas. Isso, claro, sem prejudicar a qualidade do serviço — mesmo que em caráter de urgência.
Outro ponto muito importante diz respeito à cobrança de taxas adicionais por determinados serviços — lembrando que esses valores variam entre transportadoras. Entre as principais generalidades (como são chamadas), podemos citar:
taxa de carga e descarga;
taxa de dificuldade na entrega;
taxa de reentrega;
frete mínimo.
A análise da saúde financeira da transportadora pretendida pode revelar se a empresa realmente tem condições de cumprir todas as cláusulas do contrato com o mesmo nível de qualidade.
Imagine que a transportadora apresenta um alto nível de endividamento e o faturamento está em queda.
Nesse caso, se não houver recuperação, o nível de serviço pode diminuir com o tempo, deixando de atender os clientes finais adequadamente. Por essas e outras, fazer essa avaliação definitivamente é uma questão a ser considerada.
Como você pôde ver, contratar uma transportadora para e-commerce é uma tarefa importantíssima.
Afinal, mesmo que os processos sejam externos à sua organização, são os que mais impactam na satisfação dos clientes e na imagem que a empresa projeta no mercado.
Pronto para essa missão? Entre em contato com nosso time comercial!