Em um mundo globalizado, caracterizado por um mercado cada vez mais competitivo, agilidade e eficiência são características determinantes ao sucesso de qualquer negócio.
Na logística, por sua vez, a situação não é diferente: somente ao oferecer serviços de qualidade, satisfazendo as necessidades e os desejos do consumidor, é possível alcançar a estabilidade e a prosperidade empresarial.
Se antes a área de Transportes era vista apenas como um Departamento puramente operacional, as demandas da modernidade trataram de posicioná-la de uma forma diferente: mais estratégica, a logística afinada desponta como um diferencial interessante às empresas bem-sucedidas.
Neste âmbito, a gestão de qualidade nos processos logísticos certamente deve figurar como uma preocupação constante.
É preciso que os gestores estejam cientes da necessidade de aprimorar procedimentos de distribuição e, para isso, engajem-se na seleção de ferramentas e métodos que favoreçam a alta performance logística.
Diante disso, não seria exagerado afirmar, portanto, que a gestão logística detém uma importância significativa no mercado moderno.
Os processos eficientes de transporte garantem a superação de entraves de infraestrutura e fiscais, permitindo uma operação que culmine em uma ótima relação de custo/benefício ao cliente final.
Principais problemas que interferem na qualidade logística
1. Falta de planejamento: A etapa de planejamento é indispensável para funcionamento dos processos logísticos. Nela, são estabelecidas as estratégias mais pertinentes e delimitados os recursos necessários para alcançar as metas previstas.
2. Ausência de indicadores de desempenho: Os indicadores de desempenho são fundamentais no acompanhamento operacional. A partir deles, é possível validar a execução das tarefas e assegurar que estejam sendo conduzidas da forma adequada.
3. Ineficiência na gestão de rotas: A gestão de rotas é, sem dúvidas, uma área fortemente estratégica para qualquer área de transporte. Isso porque os itens armazenados não são apenas objetos passíveis de venda, mas sim um expressivo montante de capital investido.
4. Informações desencontradas e falta de agilidade: A ausência de registros e o excesso de documentação podem gerar retrabalhos e implicar em lentidão dos processos.
Por isso, é preciso investir na centralização dos dados com vias a facilitar a reação operacional, permitindo que haja eficiência e agilidade na execução das atividades.
Certificações e processos
Para desenvolvimento de uma gestão mais eficiente, nossa recomendação é a implementação de processos e certificações, na TRANS REID, aplicamos a ISO9001 para todos os processos, isso é uma garantia do desenvolvimento e qualidade na prestação dos serviços.
Para conhecer mais, entre em contato: comercial@transreid.com.br