Com o passar do tempo, os processos logísticos acabaram sofrendo modificações em sua formulação, assim como quaisquer outros dentro de uma empresa.
Esse contexto estimulou os avanços da logística para um novo modelo: o da logística integrada. Um conceito que transformou a maneira como a logística se relaciona com outros setores, tanto internamente quanto fora da empresa.
Durante muito tempo, o conceito de logística incluía somente atividades relacionadas ao armazenamento e transporte de mercadorias. no entanto, com a evolução das necessidades do mercado, tal conceito se ampliou e, hoje, engloba muito mais variáveis dentro de um negócio.
Os gestores entenderam a necessidade de uma maior interação entre fornecedores, produtos, suprimentos e clientes. Sendo assim, com o auxílio da tecnologia, foi possível realizar essa interação.
Agora, fala-se em uma logística integrada, que trabalha em união com outras áreas, valendo-se de mais fatores para definir e desempenhar as suas atividades de uma forma mais ágil e eficiente.
Dessa forma, como o próprio nome induz, a logística integrada é a interação de todos os processos que a envolvem, desde a sua origem até a efetiva entrega do produto ao consumidor final. O resultado disso é uma gestão mais ampliada, na qual se permite um controle maior de todos os processos que se relacionam com a logística.
Falar em logística integrada é falar de uma cadeia de atividades, em que cada uma tem a sua importância, mas, se somadas, compõem um sistema de grande relevância para a estratégia de negócios da empresa.
A comunicação é o cerne desse processo de integração, no qual o compartilhamento de informações é fundamental para uma tomada de decisão mais precisa e articulada.
Na prática, a logística integrada é uma das maneiras mais eficientes de garantir a disponibilidade dos serviços, agilidade das entregas e satisfação do consumidor. Por exemplo, o setor de estoque de uma empresa fornece informações ao setor de compras para avaliação da necessidade do que comprar.
Esse, por sua vez, repassa as informações para os fornecedores que comunicam sobre a disponibilidade do que a empresa necessita, bem como os prazos para entrega etc.
Atualmente, a área de transportes desempenha um papel estratégico na administração de uma empresa. Por esse motivo, é fundamental inserir metodologias capazes de aprimorar as atividades e melhorar os resultados.
A integração da logística é uma dessas alternativas e oferece:
Expressivamente, é possível determinar uma característica de integração por todo o processo o qual se associa à logística, desde a pré-produção até o ponto em que o produto é entregue ao cliente final.
Para isso, as empresas que almejam implementar a logística integrada precisam de um mecanismo capaz de realizar o controle em todo o fluxo logístico. Dessa forma será possível organizar toda essa série de tarefas.
Também, é preciso que se determine exatamente quem serão os responsáveis pelas várias atividades envolvidas, como nos campos de planejamento e implementação, e que controle terá cada etapa.
Assim, será possível proporcionar maior agilidade ao processo no caso de ocorrer algum imprevisto, a fim de evitar possíveis falhas.
Dessa forma, a logística integrada vem sendo bastante utilizada no momento em que as empresas precisam de maior agilidade nos processos quando envolvem grandes deslocamentos.
Inovar os processos logísticos, otimizar seus sistemas e o fluxo de trabalho são alguns exemplos de benefícios que uma logística integrada consegue proporcionar. No entanto, existem outros que merecem um certo destaque. Vejamos:
Ponte en contacto directamente: Pagina de contacto
Redes sociales Trans Reid: LinkedIn, Facebook, Instagram
Correo electrónico comercial: comercial@transreid.com.br