“Uma chave para o sucesso é a confiança e a chave para a confiança é a preparação”.
Arthur Ashe – Tenista norte-americano
Começamos esse artigo com a frase do tenista, pois, o jogo de tênis tem muito a dizer sobre logística. Para fazer uma
boa operação logística é necessário ter foco na atividade, passar o serviço da melhor forma possível, ter um bom
alinhamento da equipe e estar preparado para a operação. Estes aspectos são primordiais para a logística e para o jogo
de tênis.
A logística inicia na separação dos produtos, seguido da conferência na expedição e a emissão dos documentos de forma correta e rápida. Após esse processo, entra a equipe de transportes. A função dessa equipe é fazer uma nova conferência, orientar o melhor condicionamento da carga dentro do caminhão e validar a roteirização das entregas, por ordem de distância, restrição de circulação do veículo e de horário das entregas. Finalizando o carregamento, o último processo é a segurança da carga. Aqui, inicia-se a parte de cintar a carga, independentemente do tido de equipamento utilizado, seja aberto, baú ou sider, item imprescindível de segurança que evita o tombamento da carga durante o percurso.
Antes do início de viagem, fazer a trava do veículo e do equipamento, iniciar o processo de rastreamento, finalizar o carregamento no mobile e coletar as devidas assinaturas no comprovante de entrega. Após esse processo é que o veículo inicia o tráfego.
Em cada entrega efetuada, a equipe de campo, motorista e ajudante, caso haja, faz a conferência da entrega em cada destino, juntamente com o recebimento das empresas e cuida da documentação, para que seja devidamente assinada e carimbada, finaliza a entrega no mobile e envia a foto do canhoto via aplicativo, assim a transportadora e o cliente podem acompanhar a evolução das entregas durante a operação. Em caso de ocorrência, seja algum dano na carga, dificuldade na entrega, atrasos, sinistro ou qualquer outra ocorrência, fica sob a responsabilidade do motorista informar por telefone na empresa para que as soluções e providencias sejam tomadas juntamente com o cliente.
Após todas as entregas, o motorista finaliza o rastreamento, as baixas no aplicativo e informa o retorno para a base. Ao retornar, toda a documentação é conferida e entregue ao operacional. Em caso de ter havido alguma ocorrência, esta é relatada por escrito, através de um formulário da empresa e as tratativas são dadas pelo administrativo juntamente com o cliente.
Para finalizar, retomamos a frase de Ashe “uma chave para o sucesso é a confiança e a chave para a confiança é a preparação”, equipe preparada com uma boa comunicação, é o que faz na prática, a logística acontecer. Toda e qualquer incoerência na comunicação, causa danos ao processo. Que este artigo possa melhorar a consciência de como operar na logística da sua empresa, lembrando que a contratação de uma empresa de transportes qualificada, para uma boa parceria, pode ser o primeiro passo.