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Cómo implementar un sistema de logística inversa en su empresa
31/03/2021
Guión de entrega: todo lo que necesita saber
14/04/2021A Logística ganhou recentemente o status de setor estratégico na maior parte das empresas. Com isso, a redução de custos logísticos passou a ter um peso importante nas tomadas de decisão globais de qualquer organização.
Por esse motivo, é essencial que os gestores saibam qual é o impacto dessa despesa para a companhia no transporte de cargas.
A redução desses custos é um grande desafio e, por isso, deve ser estudada e planejada com cuidado. Com apoio tecnológico e usando as estratégias certas, é possível controlar esses gastos e otimizar os lucros.
Se você quer conhecer os maiores custos logísticos e entender como reduzi-los, confira nosso artigo de hoje:
Principais custos logísticos
A logística abrange todos os processos que acontecem na cadeia de suprimentos em relação à movimentação de produtos ou materiais — desde o envio de insumos pelo fornecedor, passando pela produção até chegar ao cliente final.
Esse sistema de fluxo de materiais é complexo e envolve diversos processos de movimentação e estocagem, recursos, planejamentos, colaboradores e estratégias dentro de um negócio.
Os custos logísticos operacionais podem ser diferentes entre uma empresa e outra e dependem de uma série de fatores. Todavia, existem aspectos em comum em todas as instituições, como:
1. Custo de produto
Investimento feito em cada material adquirido com os fornecedores. Envolve a compra de matéria-prima, industrialização e armazenagem.
2. Custo com Embalagem
A embalagem é fundamental não somente para causar uma ótima impressão no cliente ao receber seu produto, mas também porque o acondicionamento correto dos itens evita acidentes e defeitos nas mercadorias, redobrando a segurança.
3. Transportes e fretes
O custo de transportes é de fato um dos mais expressivos para as empresas. As despesas envolvem aquisição de veículos, manutenção, ociosidade, depreciação, combustível, entre outros.
4. Tributos Logísticos
O Brasil é um país que possui uma alta carga tributária e também uma legislação conhecida por ser complexa. Um planejamento tributário bem pensado e estruturado é vital para que a empresa tome conhecimento de isenções fiscais, evite multas, ou até busque sistemas de sociedade diferenciados para reduzir a cobrança de taxas.
5. Tecnologia
A automação de processos com o uso de ferramentas tecnológicas facilita e muito a gestão logística de qualquer empresa. O uso de plataformas digitais está se tornando algo cada vez mais imprescindível para que a logística nas empresas opere em alta performance.
6. Custo Operacional
São custos que envolvem sua operação direta, como custos variáveis: manutenção; mão de obra e horas extras; seguros de cargas; pneus, combustível e lubrificantes; compra de peças e Custos fixos: aluguel e taxas do espaço físico; equipamentos; salários; impostos.
7. Custo com Pessoal
Por fim, o gasto com mão de obra para o trabalho também faz parte da equação que formam os custos logísticos. Assim, é preciso considerar os salários dos gestores de frotas e dos outros colaboradores que fazem parte da equipe logística.
PASSO A PASSO PARA REDUÇÃO DOS SEUS CUSTOS LOGÍSTICOS
PASSO 01: Mapeamento de processos
Se não existe uma definição ou padronização dos processos logísticos, cada colaborador age da maneira que ele acredita estar certa, sem base em um método embasado, o que pode gerar falhas e desperdícios.
O mapeamento dos processos consiste em avaliar todas as sequências operacionais e adotar práticas para que as diferentes etapas fiquem mais eficientes, evitando gargalos e restrições.
Sendo assim, entender como acontece o fluxo das atividades possibilita que gestores redesenhem o layout da produção, encurtando tarefas e otimizando o tempo e o uso dos recursos.
Perdas e desperdícios ao longo das operações são muito comuns. Infelizmente, eles não agregam qualquer valor ao serviço da empresa e representam apenas dinheiro sendo jogado fora.
Portanto, revisar o planejamento periodicamente e entender como todas as operações — desde a recepção dos produtos até a expedição — podem ser melhoradas são práticas fundamentais que devem ser incorporadas à rotina da empresa.
PASSO 02: Automação de tarefas
A realização de procedimentos manuais causa, muitas vezes, o aumento de gastos, uma vez que se perde mais tempo e os riscos com erros e gargalos são maiores.
Assim, tarefas excessivamente burocráticas e repetitivas têm impacto direto no preço final do produto, o que leva a empresa a perder lucratividade e competitividade no mercado.
PASSO 03: Uso de sistemas integrados
É essencial investir em uma plataforma integrada para otimizar processos e também custos. Um sistema completo e acessível para todos os setores envolvidos evita duplicação de dados, desencontros, perdas e erros.
PASSO 04: Relacionamento com fornecedores
Contar com bons fornecedores é a maneira mais eficiente de garantir entregas dentro do prazo e materiais com o melhor custo-benefício.
Gestores precisam trabalhar para que o setor de compras e a cadeia de distribuição estejam em perfeito alinhamento.
Realizar cotações de preços, monitorar o desempenho de fornecedores e saber identificar aqueles que prestam o melhor serviço são estratégias que precisam fazer parte do dia a dia da empresa.
PASSO 05: Estratégias de distribuição
Trabalhar a estratégia de distribuição com planejamento de rotas e percursos para seu transporte é essencial para alavancar os resultados e evitar maiores perdas.
CONCLUINDO
Aqui na TRANS REID, você encontra um parceiro que pode auxiliar na melhoria do desempenho da sua logística com transporte mais eficiente.
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