
Como realizar cotações de frete com uma transportadora
09/11/2022
Logística para indústrias: 5 Dicas para Otimizar seus Processos.
22/11/2022Existem diversos tipos de caminhões e a maior parte deles, geralmente é classificada de acordo com o tamanho e a sua capacidade máxima.
As características de cada veículo, ajudam na definição sobre o tipo certo de transporte, cargas adequadas e o trajeto ideal. Além disso, também existem regiões em que há restrição de trânsito para veículos grandes.
Pensando nisso, separamos no texto de hoje os 6 principais tipos de caminhões existentes. Se quer saber quais são, acompanhe nosso texto.
1.Veículo Urbano de Carga
Esse é um veículo de menor porte, utilizado principalmente nas áreas urbanas, é um transporte essencial para os grandes centros (como a cidade de São Paulo), que restringem a circulação de grandes caminhões.
Seu tamanho varia de 2,2 metros a 6,3 metros de comprimento e possui a capacidade máxima de 3 toneladas.
2.Caminhões ¾
Esse caminhão possui um limite máximo de 4 toneladas por carga. Porém, importante ressaltar que o peso suportado depende do tamanho da carroceria e da distância entre os eixos.
3. Caminhão semipesado
Possui dois eixos (um na parte dianteira e outro na traseira) e geralmente possui um comprimento de 14 metros. Sua capacidade de carga é de 6 toneladas, totalizando um peso bruto de 16 toneladas.
4. Caminhão pesado (Truck)
Já o Truck, diferentemente do Toco, possui dois eixos duplos — um na parte dianteira e outro na traseira, este último ajudando na força do motor —, o que garante um desempenho um pouco superior. Também possui comprimento máximo de 14 metros, mas o peso bruto máximo é maior: 23 toneladas.
5. Carreta
A carreta é um dos mais utilizados para o transporte de cargas e possui duas partes definidas: o cavalo (onde fica localizado o motor e a cabine) e a Carroceria (onde a carga é acondicionada para o transporte).
6. caminhão combinado
Essa modalidade se divide em 2 categorias: Bitrem (possui duas articulações e uma combinação que conta com 7 eixos, garantindo uma capacidade de até 57 toneladas) e Rodotrem (possui 3 articulações e é formado por um cavalo mecânico trucado e dois semirreboques, sua capacidade máxima é de 74 toneladas).
Concluindo
Conforme visto, temos diversas modalidades de caminhões, por isso, é essencial que os gestores de logísticos saibam tomar decisões acertadas para o planejamento das suas cargas, com os veículos adequados.
Afinal, essa é a melhor forma de otimizar custos e se adequar as exigências legais. Se você ficou com alguma dúvida ou quer mais informações sobre nossos tipos de caminhões, entre em contato: comercial@transreid.com.br
Conheça nossas Redes Sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn
Para orçamentos, fale com nosso Departamento Comercial.