O transporte de cargas é um fator que impacta fortemente o resultado da indústria. Sem uma operação funcional, eficiente, que minimamente cumpra prazos e mantenha a integridade da carga, a indústria tem a sua venda comprometida. Quando falamos de qualidade no transporte, pensamos na eficiência do motorista, veículo, documentação, rastreabilidade e comunicação eficiente.
Por falar no motorista, vamos um pouco além, vamos falar sobre a equipe de apoio que assessora o trabalho do motorista, a equipe operacional. O processo, que precede a chegada do caminhão no ponto de coleta é tão importante quanto o embarque em si.
A definição mais simples sobre o que espera-se de uma operação de qualidade é:
1 – Carga entregue dentro do prazo
2 – Integridade e segurança da carga
3 – Documentação que cumpra a legislação
Para atingir esses três requisitos básicos a transportadora precisa ter um fluxo de atendimento bem desenhado, eficiente e alinhado com o perfil e as necessidades de cada cliente. Entender e atender a demanda do cliente conforme ele espera, não deixa de ser um pré-requisito minimamente cumprido. Segue o desenho de um fluxo bem básico de como os processos podem atender as necessidades das empresas.
Um dos fatores de grande impacto no cumprimento dos prazos é a manutenção da frota. Fazer checklist diariamente em cada veículo, fazer o bola preta (averiguação da frota por terceiros), qualidade do diesel, arla, calibragem dos pneus e demais fatores que devem ser rotineiramente validados previne a perda de tempo com quebras dos veículos.
Ter o perfil do cliente, com forma de atendimento bem definidos e alinhados permitem que a operação não tenha interrupções por falta de informação. A comunicação torna-se clara e rápida quando existem informações disponíveis, principalmente quando implementadas em sistema. Neste caso, é imprescindível que o comercial, ao conhecer o cliente, transcreva, e comunique a empresa o que foi acordado, o que cabe à empresa atender e como atender. Esse alinhamento de expectativas impacta de forma bastante positiva na operação do cliente.
Na TRANS REID trabalhamos com um sistema operacional que viabiliza o registro de ocorrência e programas de melhoria contínua. Levamos muito a sério a inovação, nossa gestão é norteada por KPIs e estamos constantemente em busca de soluções simples para problemas complexos. Sem qualidade, não há sobrevivência no mercado de transportes, e para tanto, temos um enorme orgulho de no ano de 2019 estar completando 30 anos no mercado.