Ao transportar produtos químicos, o regulamento da norma ABNT NBR 7503, previa, além de outras exigências, que veículos utilizados no transporte de produtos perigosos devem portar a Ficha de Emergência e o Envelope para Transporte.
A elaboração da Ficha de Emergência contém informações conforme o regulamento da norma ABNT NBR 7503. Segue algumas informações básicas encontradas nas fichas:
▪ Dados do expedidor.
▪ Aspecto do produto e equipamentos de proteção individual (EPIs) a serem usados pela equipe de atendimento em caso de emergência.
▪ Riscos que o produto possa causar à saúde e ao meio ambiente.
▪ Inflamabilidade do produto.
▪ Medidas a serem tomadas no caso de vazamento do produto.
▪ Medidas a serem tomadas em caso de incêndio.
▪ Informações pertinentes à equipe médica.
▪ Outras observações pertinentes e esclarecedoras para que ao ter contato com o produto, as pessoas possam lidar adequadamente com o produto.
É Imprescindível que a Ficha de Emergência seja elaborada por profissional que possua conhecimentos técnicos e específicos do produto e do resíduo químico perigoso que está sendo transportado. As informações inseridas na Ficha de Emergência tem o objetivo de auxiliar a equipe de socorro em caso de acidentes, para saber como proceder em relação à substância que está sendo transportada ali, para assim evitar que o acidente alcance proporções ainda maiores.
É muito importante, inclusive, que a Ficha de Emergência contenha o telefone da corporação de bombeiros e dos órgãos de policiamento do trânsito, da defesa civil e do meio ambiente que atendem à região por onde o veículo realizará o transporte. Os órgãos citados são os mais adequados para lidar com qualquer tipo de incidente, pois já possuem treinamento para tal.
A Ficha de Emergência deve ser elaborada para cada produto classificado de acordo com a numeração ONU, pois não é permitida a utilização de uma ficha de emergência contendo vários produtos com números ONU diferentes.
A Ficha de Emergência – Características, Dimensões e Preenchimento, para que em caso de acidente, a Ficha de Emergência servirá como orientação ao motorista ou às equipes de socorro, informando como estes devem proceder em casos de vazamento, riscos de explosão, contato do produto químico com seres vivos e mais. As Fichas de Emergências em desacordo com a norma da ABNT podem causar sérias consequências para as pessoas e ao meio ambiente em caso de acidentes.
A partir de 23 de dezembro, as transportadoras de produtos químicos não são mais obrigadas a portar a ficha e o envelope de Emergência físicos, conforme a resolução n0. 5.848, publicada em 26 de junho de 2019 pela ANTT. A resolução atualiza a regulamentação referente ao transporte de produtos perigosos, sobre a substituição do documento impresso por um aplicativo. Assim quando houver um acidente envolvendo produtos classificados como perigosos, as informações podem ser fornecidas através de quaisquer meios disponíveis, inclusive o digital, como o aplicativo manual de atendimento à emergência da Abiquim, Pro-química online.
Na TRANS REID firmamos uma parceria com empresa de contenção de risco de produtos químicos e para garantir a segurança das pessoas e do meio ambiente em caso de sinistro. O ressarcimento das despesas geradas, estão cobertas através da nossa apólice de seguro, que contém uma cobertura especial para tais contratações. Para obter maiores informações, contate o nosso comercial@transreid.com.br