Atender o mercado com serviços de logística e transportes é necessário ter um conhecimento básico de como servir.
Dimensionar a carga e definir o melhor equipamento para fazer o embarque é o início de tudo. Para saber qual o melhor equipamento para a carga, antes de qualquer coisa é preciso responder alguns pré-requisitos:
1) Produto a ser transportado * Este é o item mais importante, para definir, segurança, qualidade e agilidade na liberação do veículo.
2) Cubagem do material
3) Tipo de embalagem
4) Como é o local da carga e descarga
5) Se a carga esta solta ou paletizada
6) Que tipo de restrição existe no local de carga e descarga
7) Tipos de acessórios necessários para apoio (amarração, calço, carrinho, cantoneira, madeirite)
8) Equipe para carga e descarga manual
Conhecer o perfil da carga e o grau de risco é imprescindível para cumprir o plano de gerenciamento de risco da seguradora.
Definir o veículo a ser utilizado. Neste caso é necessário averiguar o tipo de carroceria mais adequada à segurança, mobilidade e facilidade durante a carga e descarga.
Depois de definir o veículo e equipamento a ser utilizado é possível fazer a rota mais rápida e segura. Conhecer as áreas de restrição e também quais as ruas do trajeto em que é proibida a circulação de caminhões, antes da liberação.
Assim esse processo, o próximo passo é a emissão de toda a documentação e averbar a carga junto a seguradora. Para manter o processo ágil, ter EDI junto às principais seguradoras facilita a averbação eletrônica.
Para evitar surpresas durante a prestação de serviços, a emissão de checklist ajuda a equipe do operacional na validação do cumprimento de todos os pré-requisitos. E para finalizar a liberação do veículo faz-se o rastreamento do veículo e a liberação do manifesto eletrônico para a rastreabilidade pelo mobile.
Todas essas atividades são desempenhadas pela equipe do Operacional e manter o foco em todo o processo para que todos os itens sejam checados e comunicados a equipe de campo e alinhados junto aos clientes faz com que o resultado seja excelente, evitando devoluções ou ocorrências no processo.
Para saber mais sobre o que é necessário para embarcar a sua carga em segurança, com um bom PGR – Plano de gerenciamento de risco e PAE – Plano de atendimento emergencial, fale com o nosso comercial, podemos assessorá-lo para que a sua logística seja o seu maior aliado.