Organização e controle são fatores imprescindíveis nos processos de entrega de produtos. Sem eles, as mercadorias podem ser trocadas, chegarem com atraso ou até serem desviadas durante o trajeto.
Quanto maior a quantidade de envios feitos, maior a possibilidade de alguma falha acontecer nessa operação, caso os devidos cuidados não sejam tomados. Existem documentos que auxiliam nessa logística e um deles é o Romaneio de Carga.
O romaneio de carga é um documento que descreve as características das mercadorias que estão no carregamento, facilitando sua identificação e localização entre os outros produtos que estão no lote.
Com isso, é possível agilizar a conferência das cargas, bem como a fiscalização no momento de embarque e desembarque das mercadorias.
Por facilitar a conferência e fiscalização das mercadorias, consequentemente o relatório tem diversas outras utilidades: ele ajuda a evitar erros na entrega, a prevenir roubos e furtos durante o transporte e também serve como um documento de controle tanto para quem despacha o produto, quanto a quem o recebe.
O romaneio de carga possui grande importância na exportação e no trânsito de produtos no território nacional.
O uso do romaneio nestes procedimento torna os processos muitos mais eficientes e seguros, reduzindo muito os erros e aumentando a qualidade na entrega dos serviços.
Além disso, o romaneio traz inúmeros benefícios para a organização interna da transportadora, melhorando a fiscalização das mercadorias
Normalmente, não há um padrão definido para a elaboração do romaneio de cargas. No entanto, existem alguns dados básicos que as transportadoras usam para gerar o documento. Dentre elas, estão:
A legislação não é muito clara a respeito da obrigação da emissão do Romaneio de Carga, usando o termo “quando aplicável” ao descrever seu uso. Esse documento é regido pelo Regulamento Aduaneiro e Instrução Normativa SRF 680.
É indicado utilizar o relatório no casos em que é costumeiro sua emissão, como no desembaraço da mercadoria, na Declaração de Importação e em outros documentos de instrução da Declaração Aduaneira, nesse último caso sendo possível receber multa pela não apresentação do Romaneio de Carga.
O romaneio pode ser gerado tanto de forma simplificada, quanto automatizada. A primeira alternativa consiste em utilizar planilhas básicas para descrever manualmente os produtos transportados e todos os detalhes necessários sobre cada um.
A segunda alternativa é gerar esse documento a partir de um sistema que puxa as informações do sistema de forma automática, agilizando o processo e reduzindo o risco de erros no romaneio.
Esse relatório não tem um padrão estabelecido pelos órgãos regulamentadores. No entanto, a Receita Federal indica alguns elementos que costumam estar presentes neste documento:
O Romaneio de Carga pode ser feito em uma planilha ou então emitido por um sistema online. O sistema é capaz de otimizar esse processo, garantindo mais segurança e agilidade, fazendo com que haja redução de erro na operação.
Quer saber mais? Deixe seu comentário no post, vamos trocar uma ideia sobre o assunto!
Entre em contato diretamente: Página de Contato
Redes Sociais Trans Reid: LinkedIn, Facebook, Instagram
E-mail Comercial: comercial@transreid.com.br