Existe uma serie de aplicativos para gerir a operação do motorista em trânsito e as baixas em tempo real das entregas efetuadas no destino. Aqui na TRANS REID Transportes e Logística utilizamos um aplicativo chamado MOBILE. Implantamos esse aplicativo em meados de 2013 e, desde então, passamos por várias melhorias e hoje podemos considerá-lo um aplicativo eficiente e confiável.
Nos consideramos uma empresa inovadora, amamos a área de tecnologia da informação, pois otimiza o nosso tempo, nos torna mais competitivos e tornamos a operação dos nossos clientes mais gerenciável por eles mesmo. O MOBILE é uma das ferramentas que utilizamos para levar informação sobre as coletas e entregas efetuadas em tempo real aos nossos Clientes.
Trata-se de um aplicativo, instalado no tablet ou no celular dos motoristas, monitorado via satélite. Assim que a Danfe do nosso cliente é recepcionada no nosso sistema via EDI, automaticamente é emitido um manifesto eletrônico e neste documento estão todas as informações contidas na Danfe. Desde número do documento fiscal, endereço de entrega, dados dos produtos e todas essas informações são espelhadas nos nossos documentos, chamados de Ct-e Conhecimento de transporte eletrônico e Manifesto eletrônico. Todos esses dados são otimizados de forma reduzida em dados de coleta e entrega, o motorista não precisa digitar absolutamente nenhuma informação, cabe a ele, apenas validar as solicitações do aplicativo conforme são solicitadas. Ao validar a entrada no primeiro destino de entrega, o aplicativo questiona, se ele já chegou no destino da Danfe e ao confirmar, o aplicativo valida o horário da entrada do veículo no cliente e envia para o nosso servidor o horário quando ele sai, essa informação também é validada no servidor juntamente com a foto do canhoto devidamente assinada e carimbada e os nossos clientes em tempo real acompanham cada entrega ou coleta efetuada.
O mais relevante, além do posicionamento do veículo e a agilidade em calcular o tempo estimado em cada coleta/entrega que são informações essenciais para que os nossos clientes possam gerir de forma unitária cada entrega efetuada é a baixa sistêmica com envio de relatório para o e-mail do nosso cliente de hora em hora com dados de chegada e saída de cada entrega. Se o cliente não quiser aguardar o envio do relatório, é possível consultar através do nosso site no campo “Rastreie a sua carga” a foto do canhoto devidamente assinado e carimbado.
Com base neste aplicativo, disponibilizamos um relatório gerencial que além de descrever toda a operação, permite que os nossos clientes vejam claramente possíveis gargalos na operação, custo real de cada entrega baseadas na quilometragem percorrida, peso e valor da Danfe.
Essa tecnologia está à disposição para tornar a operação mais eficiente e ágil, eliminando as possibilidades de atrasos e retorno das entregas. Essa ferramenta nos permite olhar e cuidar de cada operação com muita atenção, tornando as coletas e entregas fáceis e dentro do planejado.