O Brasil é um país que vem suportando grandes desafios no setor industrial. Entretanto, um setor de nossa indústria que vem apresentando resultado bastante positivos é a industria de brinquedos, contradizendo o mercado atual, mesmo enfrentando a China, que inunda a país com brinquedos baratos, a indústria de brinquedos brasileira não tem muito do que reclamar. A crescente em seus resultados mantém-se estável e contínua desde 2010, o que traz otimismo para o setor.
A representatividade das vendas dos brinquedos chineses no Brasil representa a marcado 45% das vendas, contra os 55% das vendas advindas do mercado brasileiro. A indústria de brinquedos brasileira vem pleiteando junto ao governo a isenção de impostos para a importação de peças para fabricação dos brinquedos. A maior concentração das fábricas de brinquedos no Brasil estão no estado de São Paulo e Sul do país.
A grande aliada da indústria de brinquedos para manter-se competitiva em preços no mercado brasileiro é a logística inteligente para a distribuição dos produtos no país. Otimização e concentração das entregas com roteirização inteligente, utilização de equipamentos com maior capacidade cúbica possível, qualidade da embalagem de transportes que permita o manuseio sem danos na embalagem final, evitando danos e devolução dos brinquedos são algumas das ações que a indústria do brinquedo podem implementar para evitar custos extras.
Para saber o melhor tipo de caminhão para transportar brinquedos é bastante simples. Brinquedos embalados em caixas de papelão, quando condicionados soltos dentro do equipamento, o melhor a ser utilizado é o baú, nele é possível fazer a separação dos produtos e condicioná-los conforme a roteirização das entregas, aproveitando a cubagem do equipamento e a segurança das laterais do caminhão que são de alumínio. O caminhão baú tem outras vantagens como a proteção da carga, evitando que molhe em caso de chuva, não é necessário o uso de madeirite ou cintas para condicionar a carga e assim evita danos na embalagem.
Brinquedos condicionados em paletes devem ser transportados em caminhão com carroceria baú ou sider, lembrando que o empilhamento dos paletes não são recomendados, pois, afetam as caixas de baixo, podendo amassar e danificar o produto. Neste caso, acontece a perda de metragem cúbica do equipamento e o ganho na agilidade da carga e descarga dos produtos. É importante estar atento ao condicionamento dos brinquedos, os mais pesados tem a limitação ao empilhar, enquanto os mais leves não tem. Brinquedos com embalagem amassados são recusados nas prateleiras das lojas pelo consumidor final, portanto, é imprescindível que as caixas cheguem intactas no distribuidor ou nas lojas e esse é um cuidado de responsabilidade da equipe de logística. Uma equipe consciente e bem treinada reduz os riscos de danos e devoluções que aumentam os custos.
Transportar brinquedos necessita de uma equipe que cuide dos mínimos detalhes. O fato de serem produtos leves, não significa que sofram danos no manuseio, pelo contrário, trata-se de produtos leves e frágeis e devem ser tratados como tal. Para maiores informações sobre a distribuição de brinquedos entre em contato com a Equipe da TRANS REID, nós podemos fazer a diferença para a sua empresa.