No Brasil, o transporte rodoviário é responsável pela movimentação de cargas, sim, o caminhão é o principal veículo de transporte de carga. Para saber o quanto isso é impactante essa modalidade é, segue alguns números bastante interessantes. Contamos com uma rede de 1.720.700 quilômetros de estradas e rodovias nacionais, nada menos do que a quarta maior do mundo, por onde passam 61,1% de todas as cargas movimentadas no território brasileiro. Esse sistema de rodovias é o principal meio de transporte de cargas e passageiros no tráfego do país. Contradizendo países onde a movimentação de cargas é feita por meio de ferrovias ou fluvial, a concentração no Brasil no rodoviário é bastante expressiva.
Num país com uma malha rodoviária tão representativa, não é toa que o velho e bom ditado popular diz, sem caminhão o Brasil pára. Atualmente, o Brasil é o oitavo maior mercado da indústria automobilística mundial e cerca de 10 mil quilômetros do seu sistema rodoviário são compostos por autoestradas, principalmente no estado de São Paulo, aqui cabe uma ressalva, é difícil fazer comparativos entre as estradas no estado de São Paulo com o restante do nosso país, principalmente quando comparamos com norte e nordeste.
Alguns números de 2017 sobre o nosso sistema rodoviário. Apenas 105.814 quilômetros da malha viária brasileira estão pavimentados, dos quais cerca de 34% são considerados em situação apenas regular e 16% em condições ruins ou péssimas, pela falta de manutenção. Além disso, parte relevante das ligações interurbanas no país, mesmo em algumas regiões de grande demanda, ainda se dão por estradas de terra ou com estado de conservação precário, especialmente nas regiões Norte e Nordeste do país, como já foi ressaltado, o que resulta em prejuízos para o transporte de cargas bem como acidentes e mortes. Um triste dado, somente em 2017 foram registrados nas estradas brasileiras 89 518 acidentes, deixando 84 256 feridos e 6 245mortos
Alguns fatores impactam no sucesso das entregas nesta malha tão intensa. A falta de formação adequada motoristas profissionais, conscientes e aptos a conduzir caminhões cada dia com mais e maior tecnologia. Excesso de peso nos equipamentos, estradas sem condições de rodagem, a exigência cada dia maior em cumprir prazos reduzidos para a entrega, entre tantos os fatores que comprometem e tornam as nossas estradas e um tanto arriscadas para a vida das pessoas.
Cabe a cada um de nós, avaliar as melhores condições para entregar as nossas cargas e produtos por este Brasil afora, controlando, cobrando, exigindo melhores serviços, de empresas conscientes e responsáveis.